A maior parte dos projetos não falha por problemas técnicos,
mas por falta de comunicação, de metas, de liderança, de orçamento adequado, de
previsão. Resumindo: deficiências gerenciais.
Quando o assunto é gerenciamento de projetos, muitos são os
fatores que merecem atenção dos profissionais cuja responsabilidade é
gerenciar. Para se chegar a bons resultados é preciso combinar processos bem
estruturados, comunicação eficiente e uma administração profissional.
Como resultado, devemos interpretar a execução dos trabalhos
dentro do prazo estabelecido e sem estrapolar o orçamento aprovado. Tudo isso,
através da redução dos riscos – já que eliminá-los nem sempre está ao nosso
alcance – e da garantia da qualidade do que será entregue no término do
projeto.
Grande parte dos projetos falha por dois motivos principais:
problemas técnicos e problemas gerenciais. Porém, a incidência de problemas
gerenciais supera em muito os fatores técnicos quando conclui-se a respeito das
causas de fracassos em projetos.
Ricardo Viana Vargas, um dos mais notáveis especialistas
sobre gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo, aponta como as principais
causas da obtenção de maus resultados em projetos os seguintes pontos:
- Os objetivos e metas são mal estabelecidos ou não são suficientemente compreendidos por toda a equipe do projeto. Comunicação é fundamental.
- Não é dada devida atenção para a complexidade;
- A quantidade ou dimensão das atividades não é balanceada com o prazo para entrega;
- Os aspectos financeiros não são analisados como deveriam;
- As ferramentas de controle adotadas não são adequados para o gerenciamento;
- Falta de liderança e gerenciamento;
- Treinamento ou capacitação inadequados da equipe;
- Identificação incorreta das necessidades de pessoal, equipamentos e outros recursos para execução das atividades; e
- As expectativas do cliente são diferentes das identificadas para o projeto.
Observando os tópicos destacados acima, certamente
identificaremos a presença de alguns deles no decorrer da nossa trajetória
profissional. Em torno destes pontos, podemos concluir que a ausência do papel
do gerente ou líder de projeto e a adoção de metodologias inadequadas para
execução e gestão influenciam diretamente nos resultados dos projetos em que
trabalhamos.
Metodologias ágeis são hoje uma excelente opção para
gerenciamento de projetos. Para o mercado de software existem diversas opções,
como por exemplo, Scrum e XP, que vêm contribuindo para o sucesso de muitos
projetos e modificando o cenário das empresas onde são aplicadas.
Além disso, o gerente ou líder de projetos pode aprofundar
seus estudos através do PMBOK, um documento bastante detalhado sobre melhores
práticas para gerenciamento de projetos de qualquer natureza e dimensão,
elaborado e difundido pelo Project Management Institute (PMI), órgão
internacional que desenvolve a área de gerenciamento de projetos em todos os
cantos do globo.
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