Por Ricardo Portela,
* 74 % dos projetos falham.*Fonte:Project Management
Institute Project Management Journal,Volume 36, Number 1
A maior parte dos projetos falham em algum parâmetro de
escopo, prazo ou custo. Hoje em dia, para você implementar qualquer coisa
existe uma infinidade de barreiras e dificuldades. Existe um integração
tecnológica muito complexa, uma diversidade cultural muito grande entre as
pessoas de um mesmo time, existe o conflito de gerações, as dificuldades de um
bom planejamento financeiro, as burocracias e assim todo mundo poderia listar uma série de razões pelas quais os
projetos falham.
Porém a maioria das empresas vai procurar resolver esses
problemas instalando um software mais complexo, ou solicitando mais orçamento,
ou renegociando datas com fornecedores, ou revendo o caminho crítico, todas
práticas válidas e já consagradas, mas estão fazendo a mesma coisa que todos e
por isso continuam a obter os mesmos resultados.
Na tentativa de inovar e testar algo diferente para ver se
obtém um resultado diferente é importante focar nos “ Soft Skills”, ou seja ,
no ser humano e no seu “software” de
relacionamento e interação com as pessoas e com o projeto. A neurociência tem avançado muito e
demonstrado que o ser humano cria circuitos cerebrais no lado direito do
cérebro ao longo da sua vida que são responsáveis pelas decisões. O lado
direito do cérebro que controla as emoções e muitas das funções essenciais do
corpo como bater o coração, liberar enzimas entre outras, tem uma velocidade
maior do que o lado racional (esquerdo), portanto muitas vezes pensamos que
estamos tomando uma decisão com o lado esquerdo, quando na verdade o lado
direito já decidiu e você está só justificando com o lado esquerdo.
Portanto além de fazer o básico nos projetos, como planilhas
e cronograma (Hard Skills) é tão importante quanto utilizar uma abordagem que
atue nos elementos de relacionamento do ser humano com o meio. Afinal, a
atividade de gerenciar projetos nada mais é do que a arte de materializar uma
idéia, através do relacionamento entre as pessoas.
Fonte: Blog da Harvard Business Review Brasil.
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