Por Claudia Gasparini,
Quem já teve que trabalhar em grupo conhece bem a situação.
Discussão após discussão, cada um tem uma opinião diferente sobre o caminho a
ser seguido no projeto - e nada sai do lugar. Com a aproximação dos prazos,
bate o desespero.
Impacientes com os “pitacos” alheios, muitas pessoas
preferem cuidar de suas tarefas sozinhas. Porém, no dia a dia profissional,
esquivar-se da colaboração pode ser impossível. Para completar, muitos
empregadores reforçam cada vez mais a importância do espírito de grupo.
“O discurso corporativo que enaltece a cooperação é
problemático”, afirma Edson Carli, especialista em carreira. Para ele, as
próprias empresas estão “matando” o trabalho em equipe ao estabelecerem metas
individuais, inatingíveis pelo esforço coletivo.
Mas o que fazer se você simplesmente produz melhor na sua
própria redoma? O que realmente diferencia os solitários dos gregários?
Consultamos alguns especialistas para distinguir mitos e verdades sobre o assunto.
Confira:
1) “Todo profissional
precisa ser capaz de trabalhar em equipe”
MITO. “Toda empresa precisa de especialistas, que podem e
devem trabalhar sozinhos”, diz Edson Carli, especialista em carreira. De acordo
com ele, profissionais que prestam serviços como consultoria, advisoring e
educação de equipes, por exemplo, cumprem muito bem suas funções sem precisar
da participação de outras pessoas.
2) “O trabalho coletivo
é fundamental para a inovação”
VERDADE. Segundo Edson, “várias cabeças juntas pensam melhor”
no caso de projetos que envolvem a idealização de novos produtos, serviços e
soluções. Para Adriana Tomazinho, gerente de recrutamento e seleção nacional do
ManPowerGroup, a criatividade nasce da experiência que temos com o outro. Por
essa razão, a vivência de grupo favorece a ousadia e a inventividade no
trabalho.
3) “A capacidade de
trabalhar em grupo é inata: ou você tem, ou não tem”
MITO. “Existe uma diferença entre o eu pessoal e o eu
profissional”, diz Edson. Isso significa que, mesmo que você tenha um
temperamento autossuficiente, é possível aprender a trabalhar em equipe.
Segundo o especialista, no mundo corporativo existem papéis que podem ser
assumidos com o treino - assim como no caso de atores que “vestem” outras
personalidades depois de muito ensaiarem.
4) “Para trabalhar bem
com outras pessoas, você precisa ter afinidade com elas”
MITO. “Quando você está produzindo algo em equipe, a
diversidade é um ponto a favor do sucesso”, afirma Adriana Thomazinho, do
ManPowerGroup. É importante respeitar as individualidades presentes no grupo
para tirar o máximo proveito da interação entre elas.
5) “Pessoas tímidas não conseguem trabalhar em equipe”
MITO. Introvertidos podem contribuir - e muito - para um
projeto coletivo. “Num ambiente saudável e aberto à participação de todos,
mesmo os tímidos são capazes de expor e defender suas opiniões”, diz Adriana.
Para ela, tudo depende da habilidade dos gestores em criar condições favoráveis
para esse movimento.
6) “Profissionais que preferem trabalhar sozinhos tendem a ser
líderes naturais”
VERDADE/MITO. “Impaciência, autodidatismo e inteligência são
características que tipicamente aparecem em um profissional que sofre para
produzir em grupo”, afirma Edson. Na opinião do especialista, esse também é o
perfil do líder valorizado atualmente.
“Com a agressividade do mercado e a tendência à
verticalização, chefes democráticos demais estão perdendo espaço”, opina. Já
para Adriana, o modelo não se aplica em todos os casos. “Há empresas em que o
líder precisa ser aberto à contribuição da equipe para ganhar o jogo”, conclui.
Fonte: Site da revista Exame.
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