De um modo geral, cria-se a expectativa em cima de Gerentes
de Projetos para que eles simplesmente resolvam as questões. Nós temos
protocolos a seguir, políticas a encarar e processos que definem o andamento de
nossa equipe. Mas se, no fim do dia, não tivermos feito nosso trabalho – que
significa atingir os objetivos do projeto – ainda assim teremos falhado, não
importando o quão bem tenhamos seguido o protocolo da companhia. Por conta
disto, para ajudar a garantir o sucesso do gerenciamento de projetos, seguem
algumas práticas que – se adotadas – irão tornar nossas vidas mais fáceis e nos
aproximarão do sucesso. Eu tenho certeza que há muito mais do que o que foi
listado aqui, mas minha lista das sete principais práticas destinadas a
gerentes de projetos criativos, é esta que segue…
Liderança
Aqui eu estou me referindo a liderança em relação à equipe e
equipe a nível individual. A habilidade de liderar pessoas, tanto dentro de seu
time, como no contexto da organização, é um quesito fundamental. Mas tão
importante quanto, é a maneira como você trabalha suas habilidades de forma
unificada – como uma equipe em sintonia – com o objetivo de atingir o sucesso
no gerenciamento do projeto em questão. O gerente que falhar nos aspectos de
liderança do e encontrar dificuldades para obter “seguidores”, terá muitos
problemas em seu caminho para o sucesso no mundo do gerenciamento de projetos.
Comunicação
Eu sempre sustentei a ideia de que as habilidades de
comunicação são as melhores características que um gerente de projetos pode
demonstrar em seu trabalho. E isso significa linguagem oral e escrita,
igualmente importantes nessa área e fundamentais para a transmissão de
pontos-chave durante todo o processo. Mantenha a equipe e os clientes bem
informados, garanta que a informação esteja sempre em circulação, se comunique
adequadamente com seus executivos e ninguém sairá ferido.
Resolução de conflitos
Sempre haverá diferenças a serem resolvidas. Quanto maior
for o projeto, maiores serão as diferenças e maior a probabilidade de que grandes
conflitos ocorram. Um gerente de projetos eficiente precisa ter a habilidade de
resolver questões conflitantes e a capacidade de lidar com as diferenças, tanto
entre membros de sua equipe, como com os clientes. Seja compreensivo, mas firme
ao mesmo tempo. O sucesso desse projeto pode estar em jogo.
Delegar
O gerente de projetos que não consegue delegar pode falhar,
fazer todo o trabalho sozinho, ou, mais provavelmente, ambos. Aprenda a delegar
responsabilidades – é quesito essencial para se tornar um gerente de projetos.
A maior parte do tempo você passará direcionando sua equipe, não fazendo as
tarefas relacionadas ao projeto.
Negociação
O gerente de projetos deve ter boas habilidades de
negociação. Solicitações de mudanças no projeto são uma das áreas-chave de
negociação com o cliente. Além disso, também existem outras situações que
requerem essa habilidade, tais como disponibilidade de recursos, decisões de
tecnologia, necessidades de viagens, etc. Um gerente de projetos realmente
ocupado passará mais tempo do que imagina, apenas negociando.
Influência
Um gerente de projetos bem relacionado terá um poder de
influência bastante útil sobre certas pessoas e departamentos dentro da
organização. Isso ajudará a derrubar obstáculos e a adquirir informações ou
recursos importantes para a realização do projeto.
Treinador e mentor
Pense em cada um dos membros de sua equipe como um conjunto
de “mini” gerentes de projetos. Eles possuem suas próprias tarefas e precisam
realiza-las, fazendo o que for necessário. Isso frequentemente significa
redirecionar o trabalho para outros, com o objetivo de receber ajuda para
completar devidamente suas tarefas. Além disso, eles estarão sempre procurando
gerentes de projetos, em busca de orientação e suporte. Neste caso, sua
experiência no setor pode lhes ajudar a desenvolver novas habilidades e, de
quebra, contribuir para que o projeto atinja o sucesso esperado.
Autor: Brad Egeland
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