Por Eli Rodrigues
Não dá para passar se ficar ‘zapeando’ o PMBOK pra lá e pra cá. Também não dá para receber ligações enquanto estuda. Leve seu estudo a sério e não precisará repetir a prova. Seguem as dicas:
I - Compre o livro da Rita Mulcahy – Sei que está caro, mas vale a pena. O livro além de ser excelente e suficiente para te fazer passar, tem um aspecto psicológico diferente. Você não é um pirata lendo pdfs na tela do computador. Você é um futuro PMP. Além do mais, não dá para aplicar a técnica #6 com pdf.
II - Santifique seu local de estudo - Todos seus familiares devem saber que naquele horário e local você estará estudando. Se precisar, cole uma placa de “Não incomode”. Desligue seu celular, coloque seu filho para dormir. Você precisa de tempo para se concentrar. Posicione sua mesa preferencialmente de ‘cara para a parede’ e evite qualquer música, som de TV ou qualquer tipo de barulho ou interrupção. Evite estudar no local de trabalho, pois tem distrações demais.
III - Leve tudo que vai precisar na sua mochila – PMP é guerra, camarada. Para estudar, leve TUDO que você precisa para seu local de estudo. Papel, caneta, lápis, borracha, apontador, água, coca, comida, tudo. Você não pode ‘tirar o nariz do livro’ para nada.
IV - Monte um cronograma de estudo – Como disse no começo, ‘zapear’ não adianta. Aproveite que está estudando para o PMP e monte um cronograma com as datas e assuntos de estudo. Defina 2 assuntos totalmente diferentes por dia e estude 50 minutos cada. Leia, rabisque, faça os exercícios e vá descansar. Se você não tem como se planejar, comece a repensar sobre Gestão de Tempo, está precisando.
V - Encontre a idéia principal – Para cada parágrafo lido procure a ‘Idéia Principal’, o ‘sentido’, o que de fato o autor quis passar, as vezes é uma frase, as vezes uma palavra. Sublinhe com o marcador. Um parágrafo pode ter mais de uma idéia principal, porém é mais provável que não tenha nenhuma. Se for o caso, passe para o próximo parágrafo. Faça isso enquanto lê. Após encontrar a idéia principal, faça uma ‘tradução com suas próprias palavras’ na lateral da página (sim, naquele pequeno espaço). E quando terminar o capítulo use esta ‘tradução’ e faça um resumo. Deste modo você terá 3 contatos com a mesma teoria. Te garanto que nunca mais precisará ler novamente.E se ainda assim precisar, leia o resumo.
VI - Decore, decore e decore – Tem vários pontos da teoria que você precisa decorar, como: nomes e passos dos processos; fórmulas de custos e de tempo; termos técnicos.Use técnicas de memorização para não perder tempo demais revisando o livro. Se você voltar no livro a cada exercício que fizer é sinal de que não está preparado.
Exemplos de técnicas:
a) Crie uma estória com as primeiras letras do que precisa decorar. Não se esqueça de usar termos absurdos, pois termos lógicos podem te induzir a mudar a palavra usada.
b) Use figuras para representar ordem. Visualize mentalmente o que precisa decorar junto aos objetos que representam os números.
Segue a lista: 1 – Vela, 2 – Pato, 3 – Tridente, 4-Quadrado, 5-mão, 6-cachimbo, 7-bengala, 8-óculos, 9-balão de gás e 0-círculo.
Crie variações a vontade.
VII - Faça simulados infinitamente – Faça simulado quando terminar um capítulo, faça simulado quando terminar 2 capítulos, faça simulado quando terminar 4 capítulos, faça quantos simulados quiser, desde que faça MUITOS.
Este é o grande segredo, pois você precisa pegar o ‘jeito’ das questões da certificação. Não é trivial, não confie simplesmente na sua inteligência. Para passar você precisa de prática.
VIII - Treine o tempo do exame – Faça um ‘simuladão’ de vez em quando. Observe o tempo que está levando para resolver as 200 questões. Não basta acertar, tem que ser no tempo certo.
IX - Monte sua estratégia – Pense previamente em como vai fazer a prova. Por exemplo, crie Marcos a cada 50 questões, quando chegar em 50 volte para revisar as respostas e marcar no gabarito (se a prova for em papel). Defina se responderá primeiro as mais fáceis ou as mais difíceis, conforme se sentir a vontade. Defina um momento de intervalo durante a prova, para que não fique ‘viajando’ por cansaço.
X - Não tolerarás gambiarras - Políticas sólidas de gerenciamento de projetos devem eliminar antecipadamente a tentação de recorrer a alternativas rápidas e rasteiras, que só levam a erros, desperdício, retrabalho e frustração.
Eli Rodrigues é especialista em Gestão de Projetos e escreve artigos sobre gerenciamento de projetos - (www.elirodrigues.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário