O PMI adota a definição da qualidade proposta pela ASQ, traduzida oficialmente como: “Qualidade é o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”, e assim um elemento essencial do gerenciamento da qualidade no contexto do projeto passa a ser “transformar as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas em requisitos, através da análise das partes interessadas, realizada durante o gerenciamento do escopo do projeto.”
Outra distinção importante no contexto do Gerenciamento de Projetos é a diferença entre qualidade e grau, sendo que este último é definido como as diferenciações de características técnicas entre produtos de uso similares, que fazem com que um produto seja considerado de “primeira linha”, “segunda linha”, “popular”, etc. Assim, grau é uma categorização, e um produto pode perfeitamente ser de grau inferior e alta qualidade simultaneamente.
Tanto o Gerenciamento de Projetos quanto as disciplinas da Qualidade reconhecem um conjunto de premissas em comum, incluindo:
- A importância da satisfação do cliente, tanto no que se refere a atender os requisitos quanto à adequação ao uso.
- Prevenir é mais econômico do que inspecionar & corrigir.
- Responsabilidade da gerência em fornecer os recursos necessários para o sucesso.
- Melhoria contínua.
Olá Acilio, como vai?
ResponderExcluirEstou desenvolvendo uma metodologia de Indicadores de Qualidade dentro dos Projetos da minha Empresa Júnior. Em nosso último Planejamento Operacional, muitos membros apontaram que achavam que seria interessante que nosso Escritório de Projetos fornecesse Relatórios Periódicos de Desempenho ao longo dos projetos e que, ao final do ano, concedesse um Prêmio de Qualidade em Projetos para aquele que mais se destacasse. Realizamos, atualmente, 12 projetos anuais. E a nossa dificuldade atual é encontrar parâmetros para que esses relatórios e esses indicadores quantitativos possam ser gerados. Gostaria de saber se você tem alguma indicação nesse âmbito! Agradeço desde já pela atenção!
Olá Julie! Estou muito bem e você?
ResponderExcluirAgradeço o envio do seu comentário. É um caso muito interessante para ser analisado.
Nessa situação, temos dois conceitos relevantes no gerenciamento de projetos para destacarmos: Qualidade e Performance.
Em relação a Qualidade, como já citado neste post, o PMI adota a definição proposta pela ASQ (American Society for Quality). Eu interpreto essa definição como sendo um conjunto de critérios que buscam atender as necessidades e expectativas do escopo projeto, (lembrando que o escopo do projeto deve contemplar o trabalho a ser desenvolvido para entregar o produto/serviço que foi especificado, ou seja, deve entregar o que o cliente espera receber).
Vamos exercitar:
Suponhamos que estamos gerindo um projeto, cujo escopo é a construção de uma casa. O orçamento para a construção da casa é de R$ 100 mil e o prazo para execução não deve exceder 12 meses.
Levando em conta apenas essas duas variáveis, poderemos considerar que o projeto será concluído com qualidade, se a casa for construída no prazo e no orçamento definidos no escopo. Nessa situação, as necessidade e expectativas do projeto serão atendidas.
Para o acompanhamento e controle da performance dos projetos, uma das técnicas recomendadas pelo PMI é o EVM (Earned Value Management) ou, numa tradução livre, gerenciamento por valor agregado.
Essa técnica ajuda o gerente do projeto a medir se o escopo do projeto está sendo desenvolvido de acordo com o prazo e os custos planejados.
É uma técnica avançada que exige um grau de maturidade em gerenciamento de projetos mais elevado na organização, visto que é necessário que o escopo, o prazo e os custos do projeto sejam muito bem definidos e gerenciados.
Com a aplicação de cálculos matemáticos, o EVM possibilita a criação de dois indicadores que demonstram se a performance do projeto está acima ou abaixo do planejado, são eles:
Schedule Performance Index (SPI): é uma medida do progresso alcançado até o momento, em relação ao progresso planejado no projeto.
Voltamos ao exemplo do projeto da nossa casa: Se o plano do projeto previa que 80% da casa deveria estar construído em 6 meses, mas na última verificação constatou-se que apenas 60% havia sido feito neste período, o SPI do projeto será negativo, o volume construído está abaixo do planejado.
Cost Performance Index (CPI): é uma medida do valor do trabalho executado até o momento, comparado ao custo real ou progresso feito no projeto.
Ainda no mesmo exemplo da nossa casa: o plano previa que os 60% construídos até o momento deveriam ter custado R$ 50 mil, porém verificamos que o gasto real foi de R$ 45 mil. Nesse caso, o CPI do projeto será positivo, pois os custos reais do trabalho realizado estão abaixo do valor planejado.
Com base nesses conceitos, eu recomendo que vocês avaliem a adoção do EVM como ferramenta para definição dos parâmetros de desempenho dos projetos da Empresa Junior. Essa metodologia exigirá maior dedicação dos gerentes de projetos e do PMO, refletindo em um novo patamar no nível de maturidade e profissionalismo da Empresa Junior na condução dos seus projetos.
No entanto, para conceder o Prêmio de Qualidade em Projetos eu sugiro que os indicadores do EVM sejam apenas um dos fatores para definição do vencedor.
Para o prêmio, recomendo que considerem também se os requisitos do projeto foram atendidos e se o grau de quantidade correspondeu as expectativas do cliente.
Gostaria de parabenizá-los por essa iniciativa em sua Empresa Junior. Garanto que a aplicação dos conceitos de qualidade e as ferramentas para o acompanhamento e medição da performance nos projetos trarão muitos benefícios à Empresa, como também aos seus clientes.
Espero que essa explanação os ajude!!! Se precisarem de algo mais, estou a disposição.