Muito se fala sobre a implantação de Métodos Ágeis em
ambientes corporativos com o objetivo de agilizar e simplificar processos
existentes no ambiente organizacional de trabalho. Porém, antes de implantar, é
necessário refletir sobre alguns problemas que certamente serão enfrentados
durante esse processo.
As metodologias tradicionais estão focadas em seguir o plano
inicial, construir uma documentação detalhada, dar mais valor à ferramentas e
aos processos, bem como à negociação de contratos. Por outro lado, os métodos
ágeis buscam a adaptação rápida a mudanças, colaboração com o cliente, além de
dar mais valor a indivíduos e interações, bem como ao progresso do produto ou
serviço sendo desenvolvido.
Diante desse cenário conflituoso, os métodos ágeis enfrentam
diversas barreiras para penetrar em ambientes culturalmente tradicionalistas.
Talvez seja esse o maior desafio, a mudança cultural!
"Você não pode mudar a cultura organizacional sem saber
aonde a sua empresa quer chegar, ou ainda que elementos da atual cultura
precisam mudar"
Em outras palavras, é preciso conhecer bem o ambiente que
deverá sofrer mudanças e saber claramente quais são os objetivos dessa
transformação cultural. A mudança exige desaprender valores, premissas e
comportamentos antigos antes que se possa aprender os novos. Os elementos mais
importantes dessa mudança cultural são: apoio executivo e treinamento.
Eis aqui outro grande problema enfrentado pelos métodos
ágeis durante sua implantação. É difícil obter o apoio das altas instâncias da
organização, porém é fundamental. Os executivos devem liderar a transformação
pela mudança de seus próprios comportamentos e assim inspirar os demais
colaboradores.
O gerenciamento de equipes, tema de grande estudo nos dias
de hoje, também é visto como outra imensa barreira. É o trabalho mais árduo e
complexo de se realizar nesse processo. É de conhecimento geral que as pessoas
representam uma grande fonte de problemas. Diante desse cenário, deve figurar o
papel do líder agregador e conciliador que motiva e inspira seus liderados a
formar equipes homogêneas e com um objetivo comum bem definido.
"Grandes líderes mudam de estilo para levantar a
autoestima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é
impressionante o que elas conseguem realizar." (Sam Walton)
Interagir com outros departamentos da organização é outra
tarefa complicada. Por isso, a mudança cultural da organização apoiada pela
alta cúpula é fundamental.
Criar uma linguagem e atitudes comuns que sejam
compreendidas por todos facilita as interações entre indivíduos de naturezas
diferentes. Isso ajuda a criar um clima de harmonia e cooperação em prol de um
objetivo comum traçado no planejamento estratégico da empresa.
Outro ponto fundamental é a interação com clientes, pois são
eles quem mantêm a empresa viva!
"Não é a empresa que define o mercado. É o
cliente." (Peter Drucker)
Os clientes devem participar ativamente do processo de
construção de produtos, serviços ou resultados, fornecendo feedback constante.
Assim como no relacionamento com os funcionários internos, a relação deve ser
de cooperação no sentido de produzir os resultados desejados. Evitar conflitos
e buscar soluções conjuntas são pontos relevantes dessa relação.
É válido ressaltar que esses são os principais (não únicos)
problemas enfrentados pelos métodos ágeis durante sua implantação. Sendo assim,
cabe àqueles que pretendem aplicar esses métodos em seu ambiente de trabalho
estar preparados para as diversas situações conflituosas que irão surgir
durante esse processo transitório e ser persistente e determinado. Pois, como
diria Roberto Shinyashik:
"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem
não quer fazer nada, encontra uma desculpa".
Escrito por Daniel Ettinger e publicado no site iMasters.com.br (http://imasters.com.br/artigo/22614/agile/dificuldades-na-implantacao-de-metodos-ageis)
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