A Vale tem hoje uma carteira de 37 projetos de investimento
com entraves devido a dificuldades de licenciamento ambiental. Desses projetos,
a soma dos investimentos previstos em apenas seis atinge US$ 25,7 bilhões. O
Carajás Serra Sul, para produzir 90 milhões de toneladas de minério de ferro ao
ano, lidera a lista com aplicações previstas de US$ 8 bilhões. Não menos
importante é a obra para elevar em 150 milhões de toneladas a capacidade da
Estrada de Ferro Carajás e de embarque do porto de Ponta a Madeira, em São Luís
(MA) - são mais US$ 3,4 bilhões. Em Minas Gerais, o projeto Apolo, também de
ferro, está preliminarmente orçado em US$ 2 bilhões.
Para Vania Samovilla, diretora executiva de recursos
humanos, saúde, segurança, sustentabilidade e energia, o grande desafio em 2012
é avançar na concessão do licenciamento para tirar do papel esses planos que
somam várias dezenas de bilhões de dólares.
Em entrevista ao Valor, Vania Samovilla apontou o risco
ambiental como o maior obstáculo à execução dos projetos de mineração da
companhia. Ao tentar equacionar os problemas, ela descobriu que a maioria das
pendências era interna, e não externa. Assim, adotou uma série de providências,
como integrar as equipes da área ambiental com a de desenvolvimento de projetos
e buscar maior interação com as agências ambientais. Também montou equipe de
assessoramento de especialistas altamente qualificados, consultores que ajudam
a Vale a aprofundar a discussão estratégica da sustentabilidade.
O "pulo do gato" nessa reestruturação foi a
criação do comitê executivo de licenciamento ambiental para tornar mais ágeis
as decisões internas na área. "Uma das funções do Comitê é a de acompanhar
os processos para que as decisões sejam tomadas mais rapidamente e não fiquem
na gaveta", informou. No momento o comitê se concentra em dois projetos
gigantes de mineração de ferro da Vale no Brasil - o S11, ao sul da província
mineral de Carajás, e o projeto Apolo, em Minas Gerais.
Fonte: Valor Econômico - 27/12/2011,
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