Por Luiz Paiva,
Como gerentes de projeto, sempre estamos tentando fazer o
melhor para o projeto. Ou não? Será que a visão de outros
stakeholders não pode ser diferente, e estamos na realidade atrapalhando o
trabalho dos demais? Obviamente isto parece um exagero, mas encontrei um
artigo no site About.com, que fala sobre o que os desenvolvedores web odeiam
nos gerentes de projeto.
O que torna os gerentes de projeto irritantes?
Quando assumem que podem fazer o trabalho da equipe
Gerentes de projeto não devem se meter a fazer o trabalho
dos outros, mesmo que já tenham trabalhado nesta área antes. Trata-se de
uma questão de foco, respeito e ética. Cabe ao gerente definir escopo, planejar
prazos e deliverables e controlar custos, com o apoio da equipe. Também
não há nada de errado em discutir diferentes técnicas e metodologias para
chegar ao resultado.
O problema está quando o gerente começa a pisar na linha da
arrogância e falta de respeito profissional, acreditando que pode fazer o
trabalho do outro profissional melhor do que ele. Se o profissional não
desempenha, há que substituí-lo, e não fazer o trabalho por ele.
Quando definem prazos ridículos
Definir uma meta de prazo insana não quer dizer que
acontecerá. Este tipo de situação torna-se motivo de piada pela equipe, e
o gerente perde credibilidade. No projeto, existem pressões naturais para
redução de prazo, e o gerente precisa administrá-las para manter a bom senso
nas estimativas, e não ceder cegamente ao que o patrocinador ou o cliente
desejam.
Quando formalizam opiniões informais
Esta é ótima. Muitas vezes, especialmente em fases
iniciais do projeto, o gerente quer obter algumas estimativas macro para seu
planejamento. Ele insiste com a equipe que lhe passe alguns números de
referência… e depois os formaliza como uma avaliação firme. Este é um
“golpe baixo” que criará uma energia negativa da equipe em relação ao gerente
de projeto. Pior ainda é quando, em uma reunião, ele pressiona para que se
digam números em frente aos outros stakeholders, com o pretexto de que é “para
ter uma idéia”. Especialmente quando quem está na reunião é o cliente,
está criado o cenário para dificuldades de comunicação no projeto.
Quando estão mais preocupados com relatórios do que com
resultados
Reportar atividades é fundamental nos projetos… mas bom
senso também. O gerente de projeto deve saber dosar a necessidade de
relatórios de status para que não se sobreponham às atividades em si. Mais
ainda, deve ter o discernimento para compreender situações nas quais os
relatórios devem ser simplesmente ignorados, para atender a necessidades
críticas do projeto.
Quando não conhecem os detalhes do projeto
Os gerentes tem uma expectativa de que cada profissional que
participa do projeto conheça muito bem sua área de atuação. No entanto, o
mesmo é esperado da equipe… que o gerente saiba se comunicar adequadamente
sobre o projeto e que tenha as informações chave que a equipe precisa para
desempenhar bem suas atividades.
Luiz Paiva é Gerente de Projetos e mantenedor do Site
www.ogerente.com
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