A visão de que as pessoas são o ativo mais importante das
empresas há algum tempo vem ganhando notoriedade nas esferas acadêmica e
empresarial. Algumas organizações perceberam que investir em pessoas pode
proporcionar uma grande vantagem competitiva perante seus concorrentes.
Em muitas empresas, a área de gestão de pessoas tem
apresentado uma grande evolução em suas políticas e práticas, deixando de ser
apenas o órgão que seleciona, treina e mantém pessoas, para se tornar uma área
estratégica. As organizações perceberam que a fonte de vantagem competitiva não
poderia mais ser procurada apenas externamente, e sim, dentro do seu ambiente
organizacional. Essa percepção ocorre porque vantagens advindas do capital
financeiro, tecnológico e de recursos naturais são mais facilmente copiadas do
que práticas e políticas de gestão de pessoas e principalmente, seu resultado.
Apesar de termos um grande número de empresas que se
preocupam de fato com seus colaboradores, ainda hoje, em 2012, encontramos
organizações que gerem pessoas como se estivessem no início do século passado,
onde a relação com o empregado era quase que escravocrata. Empresas que vêem
seus colaboradores apenas como um custo organizacional, em pouco tempo, não
terão mais espaço nesse mercado cada vez mais competitivo.
Um dos fatores que diferencia organizações de sucesso
daquelas que não conseguem crescer e se desenvolver, é o cuidado que as
primeiras têm com seu ativo mais importante: as pessoas. A área de gestão de
pessoas precisa se preocupar com o todo, fornecendo aos indivíduos, além de
bons salários, um bom ambiente de trabalho, um plano de carreira bem
estruturado, bons benefícios, qualidade de vida no trabalho, higiene e
segurança, programas de treinamento e desenvolvimento. E o mais importante:
todas estas ações devem ser claras e transparentes. As pessoas devem saber o
que será exigido delas, como elas serão recompensadas e o que precisam fazer
para poder crescer dentro da empresa e em suas carreiras.
As políticas e práticas de gestão de pessoas são tão importantes
para as empresas e para os colaboradores, que empresas presentes nos rankings
das melhores empresas para se trabalhar de todo o mundo, são aquelas que
conseguem atrelar boas práticas de gestão de pessoas à estratégia
organizacional.
Com a oferta de mão de obra qualificada cada vez mais
escassa no Brasil, é mais do que hora de repensar a gestão de pessoas de nossas
empresas. Se as organizações quiserem possuir os melhores funcionários terão
que estar preparadas para oferecer uma estrutura capaz de atender as
necessidades desses indivíduos. Portanto, o desafio das empresas é desenvolver
e implementar uma gestão estratégica de pessoas através de um conjunto de
políticas e praticas consistentes, que facilite que o capital humano contribua
para o alcance dos objetivos do negocio.
Cabe ressaltar que programas de treinamento, planos de
remuneração variável, programas de recrutamento e seleção, pacote de
benefícios, plano de carreira, entre outros, se desenvolvidos de forma isolada
e desalinhada com a estratégia organizacional não trarão o mesmo resultado
observado nas empresas que possuem a área de gestão de pessoas bem estruturada
e capaz de programar todas as suas políticas e praticas de acordo com a
estratégia central da empresa.
Fonte: Site da Business Partner Consulting - http://www.businesspartners.com.br/artigos/os-desafios-da-gestao-de-pessoas-para-2012.htm
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