segunda-feira, 29 de abril de 2013

PMI LIM & Global Congress EMEA 2013 - Istanbul - Dia "N"

Caros Leitores,

A caminho de Istanbul, propus atualiza-los diariamente sobre os acontecimentos no LIM e Global Congress EMEA 2013. Infelizmente, eu não consegui cumprir o que havia proposto... os eventos eram muito intensos e eu chegava no hotel esgotado.

Agora, já de volta ao Brasil e novamente ambientado com o nosso fuso horário (Istanbul está 6 horas a nossa frente!), vou compartilhar o que de melhor vi nos eventos e também um pouco do que pude ver da cidade.

Para dar início, vou comentar sobre o LIM:

Para quem ainda não teve a oportunidade de saber, LIM significa "Leadership Institute Meeting" e é um encontro entre as lideranças dos Capítulos do PMI.

O LIM EMEA 2013 é o terceiro em que participo. No ano passado, estive do LIM North America no Canadá e nesse ano participei do LIM Latin America no México. O que posso dizer que os 3 eventos são extremamente distintos.

O primeiro, LIM North America, a audiência foi muito maior e as apresentações mais densas. Os Capítulos apresentaram cases muito interessantes, assim como o Staff do PMI, o qual trouxe ferramentas inovadoras e novos recursos de gestão aos Officers (como são chamados os líderes dos Capítulos).

Já o LIM Latin America foi um evento de menos intensidade, porém isso não significa de menor qualidade. Muito pelo contrário! O evento contou com a presença predominante dos Capítulos brasileiros e houve pouca interação com os demais Capítulos latinos, ao menos não percebi um esforço do PMI em promover tal interação. Fiz muitos contatos, inclusive até algumas propostas de cooperação com outros Capítulos, mas por iniciativa própria.

O LIM EMEA foi de altíssima qualidade, com cases muito interessantes, bem fundamentados e apresentados. Um dos mais interessantes foi sobre o Capítulo da Turquia, o qual firmou um convênio com o Capítulo de Washington (de longe o maior Capítulo do mundo) para se estruturar e se organizar. Durante a apresentação, foi mostrado um panorama do país, o qual cresce de forma pujante e destacada em relação aos demais países da Europa.

Um momento de destaque foi a reunião que tive com o Chairman do PMIEF, Mr. John Patton. Apresentei as iniciativas que o Capítulo de São Paulo está realizando e o resultado foi extremamente positivo.

Os keynote speakers também foram excepcionais. A primeira foi Sahar Hashemi, fundadora e CEO da rede de cafés inglês Coffee Republic, deu uma aula de empreendedorismo e inspiração. Inclusive, comprei o seu livro "Switched On", no qual ela aborda alguns pontos críticos para o sucesso na carreira, não somente como empreendedor, mas também como executivo.

O segundo keynote foi Avinash Chandarana abordando as principais diferenças (e curiosidades) entre as culturas do Oriente e Ocidente, destacando como tais diferenças devem ser consideradas no mundo corporativo, sendo um fator crítico de sucesso nos negócios.

Fora tudo isso, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas da Europa, Oriente Médio, Africa e Asia. Troquei muitas experiências, boas práticas e ações de sucesso que podem ser implementadas no Capítulo de São Paulo.

Foi muito enriquecedor e volto para São Paulo com muitas ideias e motivação para transforma-las em ações para os nossos associados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário