Para construir uma visão holística do PMO, uma visão integrada do PMO é necessária. O DNA do PMO ajuda a organizar as funções de PMO em seis grandes categorias, conforme mostrado abaixo:
1. Execução e desempenho: Enfoque nos aspectos táticos da execução do projeto, fornecendo processos padronizados, metodologias, ferramentas, modelos, treinamento e suporte para melhorar as capacidades de execução e entrega.
2. Suporte estratégico a apoio à decisão: Facilita o gerenciamento de portfólio, fornecendo informações para a seleção e priorização de projetos, destacando informações importantes para avaliar o risco, capacidade de recursos e gerenciamento de demanda e de apoio à decisão favorável ao alinhamento dos negócios, os benefícios de realização e gerenciamento de valor.
3. Governança: Estabelece uma estrutura de tomada de decisões para ligar a estratégia com a tática, e facilita as decisões-chave do projeto/programa, incluindo a definição de políticas, procedimentos e mecanismos de governança, que estabelece estágios.
4. A gestão de desempenho e relatórios: Fornece informações consolidadas e transparência com os relatórios relevantes que ajudam no controle e gerenciamento de projetos, programas e gerenciamento de portfólio.
5. Comunicação e gestão de relacionamento: Identifica as ligações e dependências, detecta falhas de comunicação e problemas de desempenho. Ainda resolve problemas de comunicações e questões de interface através de silos organizacionais, desenvolve e gerencia as relações com as partes interessadas.
6. Gestão de mudança organizacional: Como o gerenciamento de projetos é a ferramenta pela qual as mudanças acontecem, o PMO pode ajudar a facilitar e preparar para as mudanças.
Os elementos acima referidos podem ser encontrados em um PMO típico, individualmente ou em combinações de duas ou mais, mas raramente todas as seis áreas.
Como você aplica a idéia do DNA para o seu PMO? Avalie o seu PMO através da perspectiva de cada uma dos seis elementos, medindo as forças e fraquezas.
Fonte: e-link brasileiro do PMI. Maio/2011. PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário