A certificação PMI Risk Management Professional (PMI-RMP) tem um grande potencial a ser explorado como diferencial competitivo. Por exemplo: em maio/2011 o PMI registrava apenas 741 profissionais credenciados PMI-RMP. Muito menos que os 423.515 certificados como Project Management Professional (PMP).
A medida que o Gerenciamento de Projetos evolui como área do conhecimento humano tanto os profissionais envolvidos como as empresas passam a identificar maiores necessidades de especialização. Da mesma forma que o PMP, outras certificações podem ajudar muito a atender essas demandas.
Para conhecer mais sobre a certificação acesse a página do PMI São Paulo.
Olá Acilio, como vai? Aqui estou eu mais uma vez para pedir um auxílio, se não for te atrapalhar! Também estamos desenvolvendo na nossa Empresa Jr. o Gerenciamento de Riscos do Projeto, algo que não possuímos ainda.
ResponderExcluirO nosso objetivo é que seja um Gerenciamento de Riscos simples e objetivo, porque acredita-se que não haja riscos tão significativos associados aos nossos projetos. Contudo, queremos mapear esses riscos e tomar ações preventivas. Ideias obtidas a partir de Benchmarking's encontravam na base de que a todo início de projeto deveria ser feito um brainstorming a respeito dos possíveis riscos daquele projeto, considerando já o know how da empresa naquele tema entre outros. E que já devem ser selecionadas ações preventivas e até corretivas que poderiam ser tomadas e então, ao longo do projeto, esses riscos seriam acompanhados. Contudo, não sabemos se essa é de fato a melhor metodologia ou se existe algo a mais que poderíamos consultar a fim de desenvolver algo bem interessante! Já lemos o capítulo do PMBOK sobre Gerenciamento de Riscos, mas, como disse, acreditamos que para nossa EJ teríamos de aplicar algo mais simplificado. Outra dúvida que temos também, Acilio, é se esse mapeamento inicial dos riscos deveria ser divulgado ao cliente já na proposta de projeto ou se são informações mais internas mesmo!
Acho que é isso! Agradeço desde já pela atenção!
Att,
Juliana Valente Zero
Olá Juliana, eu estou ótimo e você?
ResponderExcluirAgradeço pela mensagem e pelo tema! É um outro tema muito interessante.
Os benchmarks que vocês realizaram trouxeram as melhores práticas, o que realmente deve ser feito.
O plano de gerenciamento de riscos é um dos principais componentes do plano do projeto e deve ser elaborado durante o planejamento do projeto.
Existem diversas formas e ferramentas para elaborar o plano de riscos. O PMBOK orienta a aplicação de algumas delas, mas, como costumamos dizer, não existe "receita" para todas as situações e o ideal é vocês buscarem o melhor modelo para a EJ.
Para ajudá-los na análise, vou encaminhar ao seu e-mail um artigo que foi apresentado no PMI Global Congress de 2003 na Europa.
Ele apresenta uma forma bem simplificada do ciclo de vida de mapeamento dos riscos para um projeto, inclusive com uma sugestão de template que vocês podem aplicar.
Avaliem esse documento. Acredito que esteja em linha com o que vocês desejam aplicar!
Por último!!! O mapeamento dos riscos deve sim ser compartilhado com o cliente, inclusive, o ideal é que seja não só compartilhado como elaborado em conjunto com ele!
Abraços e sucesso!!!
Olá Acilio, como vai?
ResponderExcluirMando este e-mail apenas para agradecer pela resposta que você me escreveu no blog e pelo artigo enviado!
Acabei de estudá-lo aqui e achei realmente muito interessante!!! Sucinto e bem alinhado com aquilo que precisamos e até imaginávamos, mas não havíamos conseguido colocar no papel de maneira tão clara como a descrita naquele documento, com todas as fases de um Gerenciamento de Riscos, ferramentas a serem utilizadas em cada uma e resultados esperados!
Muito obrigada mesmo! Será de grande utilidade para a Produção Jr.!
Bom domingo!
Att,