Por Francisco
Iglesias Bretas,
Os projetos alinham e encaminham o
planejamento estratégico de uma organização. Geralmente surgem a partir de uma
ou mais demandas de mercado, oportunidades ou necessidades estratégicas de
negócios, solicitações de clientes, avanços tecnológicos e exigência legal.
As organizações são a todo o momento,
influenciadas pelas tendências de mercado, novas tecnologias, clientes, sociedade
ou cultura. Evolução nada mais é do que um processo de crescimento, mudança ou
desenvolvimento ao qual podem passar pessoas, ideias e culturas. Com a
evolução, surgem as necessidades de mudanças às quais demandam novos Projetos
para serem efetivadas.
As atividades de Gerenciamento de
Projetos ultimamente têm sido cada vez mais utilizadas em empresas de diversos
portes e setores. Isso se deve ao fato de que a competitividade necessária aos
negócios vem estimulando estas empresas a procurar técnicas capazes de acelerar
o lançamento de produtos e serviços, reduzir custos e melhorar os seus
controles. Gerenciar crise custa caro e o Gerenciamento de Projetos ajuda as
organizações a evitar “incêndios” durante a execução de seus Projetos.
A competitividade faz as empresas
buscarem sua sobrevivência através de uma gestão eficaz de Projetos com consequente
retorno dos investimentos frente às necessidades dos clientes, os avanços
tecnológicos ou outros fatores que possibilitam seu crescimento.
O mercado consumidor exige
continuamente produtos e serviços de melhor qualidade e menor custo,
ocasionando um esforço entre as organizações para conquistar novos clientes e
isso faz com que o mercado passe a valorizar estas empresas. No entanto, é
importante analisarmos algumas diferenças quando falamos de Planejamento Estratégico e Planejamento Estratégico para o
Gerenciamento de Projetos.
Planejamento
estratégico é o processo de tomada de decisões para direcionar o futuro da
organização orientando seus esforços na direção mais correta. O planejamento estratégico para o
Gerenciamento de Projetos é o desenvolvimento de uma metodologia que
servirá como um guia na realização dos projetos para que suas chances de
sucesso possam ser ampliadas. No conceito geral, o foco do planejamento
estratégico está no ambiente externo, ao contrário para o Gerenciamento de
Projetos onde o foco encontra-se no ambiente interno.
A estratégia define como os recursos
serão alocados para que se atinja um determinado objetivo. Proveniente do grego
estratègós foi usada originalmente na
área militar cujo significado era “a arte do general” e atualmente é bastante
utilizada na área de negócios.
O gerenciamento de projetos ajuda a
evitar surpresas durante a execução dos trabalhos, antecipando riscos e
situações desfavoráveis que podem ser encontradas, além de facilitar as revisões,
otimizar a alocação dos recursos e viabilizar a documentação das ações para
futuros projetos, aumentando assim, sua possibilidade de sucesso através do
controle gerencial e uma maior assertividade na tomada de decisões. Além disso,
ele ajuda a evitar desperdícios, a definir objetivos mais claros e enxergar de
forma mais clara aquilo que ainda não existe.
Para crescer é preciso arriscar e uma
gestão eficaz de projetos faz com que as Organizações identifiquem o trabalho a
ser feito, permitindo-as atingir os resultados sem “dor”, seja enxergando e
explorando oportunidades ou controlando e mitigando ameaças.
“Enquanto o Foco no cliente enxerga um
instrumento com 88 teclas, o foco do cliente vê infinitas canções”. MOREIRA,
José Carlos Teixeira. O Foco de um Projeto deve ser o Foco de um Cliente.
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Francisco
Iglesias Bretas
é especialista em gerenciamento de projetos, planejamento e riscos. Foi nos
últimos anos, responsável por mais de 20 projetos de médio e grande porte no
Brasil, nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Infraestrutura e
Telecomunicações, com um portfólio de investimentos gerenciado superior a 100
Milhões de reais.
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