O PMI passou a disponibilizar esse ano uma ferramenta de busca para empresas que desejam encontrar uma consultoria especializada em Gerenciamento de Projetos, Programas ou Portfolio. Cada vez mais o ambiente de negócios ganha complexidade e, consequentemente, maiores desafios. Por outro lado muitas vezes as organizações não desenvolvem suas práticas e metodologias em Gerenciamento de Projetos na mesma medida em que o seu próprio negócio evolui. É justamente nesse aspecto que uma consultoria especializada pode ajudar.
Um guia sobre como realizar a seleção de um parceiro adequado às necessidades de negócio foi elaborado pelo PMI e está disponível no site http://rcpdirectory.pmi.org/. Esse documento exemplifica como o processo pode ser conduzido. Resumidamente são três etapas básicas: (1) definir os objetivos e planejar como atingí-los, (2) selecionar uma empresa e (3) negociar as bases do serviço e do contrato. Na fase de seleção da consultoria, o guia destaca a importância da Request for Information (RFI), cujo objetivo principal é obter informações sobre os serviços disponíveis. Dessa forma é possível elaborar uma Request for Proposal (RFP) mais clara, completa e aderente às necessidades da organização.
O PMI´s Consultant Registry possui uma ferramenta de pesquisa que permite localizar empresas de consultoria que foram avaliadas pelo instituto. Assim como o Certification Registry, sistema para localizar profissionais certificados, o Consultant Registry pode ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa interessada.
Até o momento (abril/2011) apenas seis consultorias na América Latina fazem parte do Consultant Registry: três argentinas, duas mexicanas e uma brasileira. “O programa é muito novo. Foi lançado há menos de um mês. Muitas empresas farão parte dele, assim como aconteceu com o programa REP (Registered Education Provider)”, avalia Pablo Lledó, presidente da consultoria argentina MasConsulting, uma das primeiras a fazer parte do Consultant Registry.
Outro aspecto importante a ser levado em conta na contratação dos serviços é a possível necessidade de um trabalho paralelo de change management. Eventualmente a empresa que contrata uma consultoria em Gerenciamento de Projetos pode não estar preparada para as mudanças que o projeto exige. Nesse caso é importante avaliar até que ponto as áreas internas da empresa estão dispostas a mudar. O apoio das lideranças da organização é fundamental nesse momento.
De acordo com o PMI, as razões principais para contratar os serviços de uma consultoria em Gerenciamento de Projetos são: conhecimento especializado, acesso às melhores práticas da indústria e prospecções objetivas. Consultorias podem usar a experiência adquirida em outros projetos para auxiliar outras companhias a alcançar seus objetivos.
As empresas que desejam ingressar no programa devem estar legalmente constituídas, aderir ao código de conduta do PMI RCP, ter no mínimo cinco anos de experiência relevante e assinar um requerimento comprovando a veracidade das informações. É necessário também fornecer um estudo de caso para cada área selecionada. A taxa de anuidade é de US$ 1500. Para as consultorias essa é uma oportunidade de expandir o network global ligado ao Gerenciamento de Projetos, além de fazer parte da base de dados do PMI e assim aumentar as possibilidades de fazer novos negócios. “Nossos clientes se orgulham do fato de fazermos parte do registro de consultorias do PMI”, afirma Lledó.
Fonte: Site Capítulo do PMI de São Paulo, seção Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário