Você é do tipo de pessoa que assume responsabilidades, salva o dia, está sempre no controle? Você é confiável, focado e objetivo? Você é determinado a fazer o trabalho, seja lá o que for preciso para isso?
“Tudo bem”, você diz: “Se isso me torna um super-herói, então assino embaixo”.
Você precisa estar no controle o tempo todo? Você está tão concentrado que seu foco é ver tudo pronto? Você é muito rude e direto quando você se comunica? Você está absolutamente certo de que há um só caminho para completar uma tarefa e que é o seu caminho?
Pode ser que você sofre da síndrome de super-herói. Desculpe, é isso mesmo, síndrome. Isso significa que você é inteligente, confiável, focado e incrivelmente bom para atingir metas. Mas você não é, repito, você não é um super-herói. Você é um membro muito valorizado da equipe. Você pode ser o líder, mas que, ainda assim, faz parte de uma equipe.
Um bom líder não é um super-herói. Super-heróis raramente cooperam com alguém, porque eles são … bem, super! Eles não precisam de ninguém para fazer o trabalho a não ser a si próprio, mas você não. Sua equipe está à sua espera, para juntos, através de um trabalho conjunto, realizarem com sucesso um projeto. Sem sua equipe, não haveria sucesso. Seu trabalho também seria muito mais difícil e estressante. Por que tornar tudo mais difícil por não usar toda a capacidade de sua equipe?
Ao comunicar-se sem nenhuma consideração pelos sentimentos dos outros, você não terá um time ideal e sim uma coleção de pessoas que trabalham para você, mas não com uma equipe. Por exemplo, se um membro da equipe chega atrasado, você chama a sua atenção com veemência para evitar atrasos futuros, mas por não ter tempo para ouvir o porque estava atrasado, você fomenta o ressentimento dessa pessoa e prejudica o relacionamento interpessoal. Reservar um tempo para ser diplomático e realmente ouvir os funcionários traz um retorno na forma de lealdade e respeito.
Tente não agir como um “rolo compressor” sobre os membros de sua equipe. Como você está sempre concentrado, pode parecer excessivamente agressivo. Alguns podem achar que você é arrogante ou mesmo um “valentão”. É isso que você quer?
Sim? Bem, parabéns, você atingiu o seu objetivo. Ninguém respeita e admira a arrogância; ao contrário, essa característica inspira medo e deslealdade, o oposto do que um bom líder precisa para ser bem sucedido.
Agora se a resposta for não, então desacelere um pouco e pense antes de agir. Não corra o risco de perder boas contribuições que podem vir de outras pessoas. Lembre-se que se alguém sugere uma abordagem alternativa para realizar uma tarefa, não é um ataque direto a você. Gerenciar uma equipe é obter diferentes visões, sugestões e saber aproveitar a criatividade das pessoas. Se suas idéias são as únicas que já foram implementadas, você já deve ter deixado de lado boas soluções que poderiam ter tornado mais fácil o seu próprio trabalho e seus projetos mais bem sucedidos, atingindo assim seus objetivos e construindo bons relacionamentos ao mesmo tempo.
Caso esta descrição de um super-herói combine com você, não se desespere. Reconstrua seus relacionamentos e seja honesto com sua equipe sobre seus defeitos. Eles vão respeitá-lo por isso e trabalharão todos com muito mais entusiasmo.
Se você trabalha com um super-herói, aqui estão algumas dicas para ajudar você a aproveitar os seus superpoderes:
- Esteja preparado quando você se aproxima dele com perguntas, comunicações ou outras informações. Tente antecipar suas reações e tenha a sua própria preparada.
- Seja específico e atenha-se aos fatos.
- Seja conciso, chegue ao ponto rapidamente.
- Seja profissional e mantenha suas emoções sob controle. Lembre-se que quando uma pessoa do tipo super-herói ofende alguém, raramente é intencional.
Lembre-se de fundamentar a sua necessidade de realizar uma determinada tarefa ou atingir uma meta.
Se necessário, permita-lhe ter a última palavra. Lembre-se, uma equipe eficiente é formada por todos os tipos de pessoas.
Fonte: E-News do Capítulo PMI de São Paulo.
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