domingo, 10 de abril de 2011

Qualidade em Projetos

Assegurar a satisfação dos clientes é um desafio que requer comprometimento, constância de propósito, aprimoramento contínuo, vontade e determinação. Requer o domínio conceitual e prático de um conjunto de princípios, técnicas e ferramentas que hoje se constitui num precioso legado da abordagem do "gerenciamento pela qualidade", constituída a partir dos anos 50.


Esta abordagem desenvolveu-se sobre princípios lançados por gênios como Ishikawa, Taguchi, Crosby, Juran e W. Edwards Deming com o seu Método de Administração dos 14 pontos, a quem os próprios japoneses atribuem a revitalização da sua indústria nos anos 50, no que foram seguidos pelos americanos nos anos 80, mais de 30 anos depois. A gerência da qualidade em projetos é perfeitamente compatível com estes princípios e práticas em seu grau de desenvolvimento mais atual (TQM, Six Sigma....).


A utilização das técnicas e ferramentas da qualidade em projetos depende em muito do nível de maturidade já alcançado pela organização responsável pelo projeto quanto à aplicação destas mesmas técnicas aos seus processos operacionais e gerenciais.


Ocorre, porém, que todo este conhecimento foi originalmente desenvolvido sob a ótica da indústria, caracterizada pela natureza contínua da produção de produtos e da prestação de serviços, portanto sob a ótica do ambiente de processos.


É preciso considerar também que o conceito de qualidade em projetos abrange não apenas a qualidade do produto ou serviço entregue pelo projeto, como também a qualidade do próprio projeto, como um empreendimento, e suas atividades gerenciais.


A natureza de um projeto: um empreendimento único, com objetivos específicos, associado a um prazo preestabelecido para conclusão, sob a pressão de um orçamento e outros fatores inerentes, acrescenta novos desafios para a aplicação bem-sucedida dos princípios, técnicas e ferramentas da qualidade.


Fonte: Artigo extraído do livro "Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos" - Supervisão Paul Campbell Dinsmore e Coordenação de Adriane Cavalieri - 2ª edição - pág. 284.

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