Compartilho com vocês um artigo enviado pelo Aírton Molina, autor do livro "A Comunicação na Gestão de Projetos" - Para saber mais, click no link: http://gpacao.blogspot.com.br/2011/08/lancamento-do-livro-comunicacao-na.html
As profissões ligadas ao varejo, à internet e ao setor bancário estão entre as mais promissoras do mercado de trabalho, segundo pesquisa da consultoria Michael Page feita em cinco países (Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Brasil).
O profissional que faz a ponte entre o setor de Tecnologia
de Informação e as demais áreas das empresas, um dos pontos cruciais para as
organizações atualmente, é também outro nicho que oferece boas oportunidades.
Por fim, a consultoria lista o posto de gerente de relações
governamentais como um dos que deve ampliar a contratação nos próximos anos.
Com atuação em grandes empresas, em especial aquelas que são fiscalizadas por
órgãos reguladores, como Anatel e Aneel, o nível de exigência desse cargo é
alto: o profissional deve ter boa capacidade de comunicação, ao mesmo tempo que
precisa entender os detalhes burocráticos. Por isso, oferece o maior salário
entre as sete carreiras: R$ 45 mil
"São profissões muito especializadas, que atendem a
demandas atuais e futuras. A perspectiva para os próximos anos é de ampliação
no campo de trabalho desses cargos", diz, em nota, o presidente da Michael
Page no Brasil, Paulo Pontes.
Veja abaixo as 7 carreiras mais promissoras:
Gerente de treinamento do varejo
Função: treina os funcionários de cada ponto de venda da
empresa. A percepção hoje, diz a consultoria, é que é mais eficaz treinar os
funcionários de acordo as necessidades do tipo de cliente de cada localidade.
Antes, a prática era adotar um treinamento igual para todos os funcionários.
Formação: administração de empresas, recursos humanos e
psicologia.
Onde procurar emprego: empresas do setor de varejo.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil.
Gerente de identidade visual
O que faz: é o responsável por adequar o ponto de venda ao
perfil do público que o frequenta. É quem decide que linha de produtos deve
ganhar destaque, como os vendedores devem abordar os clientes, entre outros
pontos.
Formação: publicidade e propaganda, marketing e
administração, com experiência em varejo.
Onde procurar emprego: empresas do setor de varejo, em
especial no segmento de luxo.
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 12 mil
Gerente de comunidade
O que faz: atua na comunicação com o consumidor por meio de
redes sociais, blogs e fóruns online. É responsável, por exemplo, por impedir
que as reclamações sobre um produto ou serviço de sua empresa divulgadas no
Twitter ou no Facebook se transformem em virais negativos.
Formação: marketing e publicidade e propaganda.
Onde procurar emprego: agências de comunicação e empresas
que atuam nas redes sociais.
Salário médio: R$ 7 mil a R$ 10 mil
Gerente de marketing online
O que faz: elabora a estratégia de marketing de uma empresa
nas redes sociais, como Twitter e Facebook. O trabalho inclui, por exemplo,
definir que rede social a empresa deve utilizar para atingir um público
específico. Na Europa e nos Estados Unidos, os profissionais desse ramo já
contam com experiência de até dez anos no currículo, afirma a consultoria. No
Brasil, só agora o marketing online começa a ganhar destaque, o que explica a
alta procura por esses profissionais.
Formação: publicidade, propaganda e marketing.
Onde procurar emprego: agências de comunicação e empresas
que atuam nas redes sociais
Salário médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil
Gestor de reestruturação
O que faz: nos bancos, gerencia a carteira de clientes
endividados, que abrange as empresas em dificuldades decorrentes,
principalmente, da crise econômica de 2008. Há profissionais desse tipo também
dentro das companhias, com a missão de equilibrar a situação financeira da
empresa.
Formação: gestão e administração de empresas, economia e
engenharia, com pós-graduação em finanças e experiência comprovada em áreas de
risco de crédito.
Onde procurar emprego: instituições financeiras e empresas
de grande porte do setor privado.
Salário médio: R$ 14 mil a R$ 24 mil
Gerente de projetos
O que faz: é o responsável por manter o diálogo entre o
departamento de TI e as demais áreas de uma empresa. Cumpre a função de levar
os pedidos dos funcionários aos técnicos de sistemas de informação. Ao mesmo
tempo, aponta aos funcionários as limitações dos recursos de TI.
Formação: engenharia e informática.
Onde procurar emprego: médias e grandes empresas de todos os
segmentos.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 20 mil
Gerente de relações governamentais
O que faz: é o interlocutor da empresa junto a órgãos
governamentais e agências reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua área de atuação
inclui desde questões legais até assuntos socioambientais. Por isso, o cargo
exige um profissional que tenha grande capacidade de comunicação e, ao mesmo
tempo, conhecimento e aptidão para os detalhes burocráticos.
Formação: comunicação, direito, administração de empresas,
relações internacionais ou ciências sociais, de acordo com a área de atuação da
companhia.
Onde procurar emprego: empresas de grande porte,
principalmente aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores.
Salário médio: R$ 12 mil a R$ 45 mil
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