Normalmente as pessoas adoram o prestígio, status e o
salário diferenciado de um cargo de destaque dentro de uma hierarquia seja ele
de supervisão, gerência, coordenação ou direção de algum departamento ou de uma
organização. Porém, algumas destas pessoas já não se saem tão bem ou até mesmo
não tem a mesma adoração pelo cargo quando o assunto é a responsabilidade
imbuída na função. Ou seja, querem ser vistos como chefes, respeitados como
chefes, paparicados, adoram falar que são chefes, mas não querem ser cobrados
pelas responsabilidades de um cargo de chefia.
Responsabilidade é a situação de um agente consciente e
responsável com relação aos atos que ele pratica voluntariamente. Acontece que
quando somos responsáveis por um departamento ou setor, somos também
responsáveis pelos seus resultados positivos ou negativos.
Se dividirmos a palavra responsabilidade em duas partes
poderíamos dizer que “responsabilidade é a habilidade de ser responsável”, e
como toda habilidade ela pode ser desenvolvida e treinada.
Se você tem um cargo de chefia dentro de uma organização ou
sonha em um dia ter uma empresa, um setor ou um departamento sobre sua
responsabilidade, reflita sobre os seguintes tópicos:
1 – Quando você assume uma função de liderança, está também
assumindo ser responsável por conseguir resultados positivos naquela função.
2 – Você poderá delegar uma determinada atividade a um de
seus subordinados, porém a
responsabilidade sobre os resultados continua sendo de quem delega. Não adianta
querer culpar outras pessoas caso a tarefa não seja cumprida com eficácia, por
isso verifique bem se delegou para a pessoa certa, e se deu explicações e
subsídios suficientes para que ela cumpra a atividade com qualidade.
3 – Delegar não é “delargar”. Alguns chefes costumam querer
se livrar de problemas e com isso adoram “largar a batata quente” nas mãos de
seus subordinados. Lembre-se, a responsabilidade pelos resultados continua
sendo sua.
4 – Sucesso é resultado! O líder é avaliado não só pelo seu
desempenho individual, mas também pelo desempenho da equipe subordinada a ele.
Treine, motive, capacite, dê e solicite feedback a seus subordinados.
Coloque-se como um líder que desenvolve sua equipe para que ela aprenda a
solucionar problemas.
As empresas esperam que seus gerentes e líderes saibam
delegar objetivando desenvolver novas habilidades em sua equipe, além de
realizar um trabalho mais estratégico e menos operacional, dedicando maior
parte do tempo à resolução de problemas ligados aos negócios da empresa.
Assuma responsabilidades, delegue com qualidade e afine-se
para o sucesso!
Fonte: Rede "O Gerente" - http://ogerente.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=10&canallocal=33&canalsub2=106&id=2844
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