domingo, 26 de agosto de 2012

Liderança: 5 dicas para alcançar resultados com sua equipe


Por Alexandre Prates

Uma coisa é fato: as pessoas somente se engajarão para obter resultados se tiverem alguma recompensa com isso. Alguns profissionais afirmam que a sua motivação é simplesmente o dinheiro, outras apontam o reconhecimento como fundamental. A minha experiência mostra que, quando aliamos ambos os fatores (racional e emocional), conquistamos o real engajamento das pessoas.

Resumindo, o real engajamento só será alcançado se dois pontos estiverem bem claros:
  • Visão de Resultado: a consciência do que verdadeiramente eu tenho que entregar
  • Recompensa: a consciência do porque vale a pena entregar

O líder que conseguir conscientizar a sua equipe sobre esses dois elementos estará muito perto de construir um time com foco em resultados. Porém, somente a consciência não garante esses resultados. É preciso atuar intensamente nas ações cotidianas, que sustentam o foco da sua equipe:

1. Sistematização de acompanhamento

É imprescindível que o líder crie momentos e sistemas para acompanhar os resultados do time. A equipe precisa saber a periodicidade desse acompanhamento, bem como o seu funcionamento.

2. Faça da cobrança um momento natural

As reuniões de apresentação de resultados não precisam ser traumáticas. É um momento fundamental para comprometer as pessoas, mas não deve ser encarado como punição, e sim, um momento de avaliar o que conquistamos e discutirmos estratégias para seguirmos em frente. Discuta em grupo as estratégias e deixe para discutir comportamento individuais nos momentos de feedback.

3. Feedback constante

Muito se fala sobre feedback, mas nesse caso ele deve ser utilizado para alinhar as ações em prol dos resultados. Não deixe para depois as conversas que podem contribuir para as ações, por mais difíceis que elas sejam.

4. Comemore as pequenas vitórias

Não podemos focar apenas no resultado final. É importante ser feliz no caminho, portanto, incentive, motive e vibre com cada etapa conquistada.

5. Avalie resultado x empenho

Resultado é aquilo que entregamos e empenho é o esforço empregado para conquistar o resultado. Muitas pessoas conquistam resultados, mas para isso despendem de um grande esforço. Já outras também conseguem grandes resultados, porém não precisam se empenhar tanto para isso. Em ambos os casos, é válido, pois cada um descobre ao longo da sua trajetória profissional a sua maneira de realizar as ações. O que não podemos aceitar são profissionais que não trazem resultados e não se empenham para isso. Falta de engajamento é inadmissível.

Por fim, uma última e fundamental dica: converse com sua equipe sobre estratégias e resultados. A maioria dos líderes que conheci só precisava conversar mais com o seu time sobre onde queria chegar, e recebia como resposta o que faremos para chegar lá.

Eu desejo que você conquiste grandes resultados ao lado do seu time.


Fonte: www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário