Por Adriana Fório Sentieiro, PMP
Introdução
A expressão soft skills tem sido um assunto importante nas
esferas corporativas.
Na verdade, trata-se de um termo sociológico em referência
às pessoas que possuem um bom nível de inteligência emocional (QE = Quociente
de Inteligência Emocional), sustentado por habilidades que têm impacto direto
na qualidade das relações interpessoais e que configuram a excelência na
interface com o outro.
O termo Skills significa habilidades ou capacidades. É um
termo da língua inglesa usado para designar a capacidade de concretização de
forma rápida e eficiente um determinado objetivo. Pode-se dizer que são as
aptidões, o jeito e a destreza aplicados por cada pessoa em determinada tarefa.
No meio profissional, fala-se cada vez mais das soft skills,
que são algumas atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada
pessoa. Por contraposição, as hard skills são as competências técnicas
ensinadas na escola.
E como soft skills são importantes para todas as áreas, não
seria diferente quando falamos em Projetos: o Gerente de Projeto necessita ter
algumas habilidades gerenciais que fazem a diferença entre um projeto acontecer
ou não.
Soft Skills – Em dias atuais
Segundo Kim Heldman, o Gerente de Projetos deve ter seis
habilidades para ser um líder bem sucedido:
Pensamento Crítico: Capacidade de combinar os conhecimentos
sobre o tema com a experiência e examinar julgamentos para solucionar o assunto
em questão. Isso significa, com frequência, trabalhar com membros de outros
times e stakeholders para instigar experiências semelhantes prévias e empregar
técnicas como o brainstorming ou similares, a fim de alcançar soluções
criativas.
Gerenciamento de Mudança Organizacional: O gerenciamento de
mudança prepara sua organização para as mudanças que irão ocorrer, uma vez que
o projeto for concluído. Esse processo as prepara com antecedência e
proporciona informações sobre como seus empregos ou processos de negócios
poderão se alterar. Ele inclui o treinamento e a comunicação ativa a fim de
manter os envolvidos informados sobre o que, quando, onde porque e como das
mudanças.
Solução de conflito: Solucionar conflitos não é impor
argumentos ou fazer do seu jeito. De fato, isso pode envolver sacrifícios de
sua parte ou da dos outros. Os gerentes de projetos deveriam sempre manter as
melhores intenções do projeto e da organização no topo de seus pensamentos. Aborde
o conflito sempre a partir dessa perspectiva e mantenha esse nível de tom ao
lidar sobre o tema com os outros. O foco deve estar no problema e não nas
pessoas envolvidas.
Habilidades de negociação: É importante entender qual o
resultado final que você deseja da negociação antes que se entre nas
discussões. Empenhe algum tempo para planejar os possíveis cenários e
alternativas. Saiba antecipadamente o que você está disposto a dar e com o que
você não pode se comprometer.
Percepção e intuição: Percepção é a habilidade de observar o
que se passa a sua volta e, utilizando tanto a experiência quanto a boa
capacidade de julgamento, determinar o que poderia ocorrer como resultado do
que você está observando. Também é a arte de ver o que não está lá. Intuição é aquele
sentimento ou voz que você escuta internamente e que diz que você deve tomar
alguma atitude, evitar uma situação ou agir proativamente quando sente que é
necessário.
Habilidades de colaboração: Tipicamente, a colaboração
envolve pessoas ou uma equipe trabalhando na direção de um objetivo comum que
tenha sido mutuamente acordado.
Fonte: e-News PMI São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário