Por Adriana Fório Sentieiro, PMP
Soft Skills para o futuro
Já em estudos recentes, apontam que os empregadores estão
cautelosos para os próximos anos, devido aos gastos com seus funcionários, pois
os funcionários deverão ter maiores habilidades e mostrar grandes resultados,
provavelmente exigindo salários melhores também.
Portanto, para os profissionais que
querem chegar à frente, é bom ter em mente que ter apenas as competências
básicas não será suficiente; ou seja, para ganhar uma promoção ou conseguir um
emprego nos próximos anos, os especialistas dizem que há quatro grandes
habilidades de trabalho que os profissionais deverão ter:
Comunicação clara: Seja qual for o seu nível, a comunicação
é fundamental para os trabalhadores para avançar. Segundo Holly Paul, EUA,
Líder de recrutamento da PricewaterhouseCooper, diz que do seu ponto de vista,
a capacidade de articular claramente seu ponto de vista e criar uma conexão com
a comunicação para todos os envolvidos, é uma das principais competências.
Para
os candidatos a emprego, em especial, a comunicação clara pode fornecer uma
prévia de seu estilo de trabalho para os empregadores. “Eu posso, após uma
conversa de cinco minutos com o candidato, sentir o seu entusiasmo e ter uma
boa compreensão do que é importante para a empresa”, diz Paul.
Como conversas
pessoais e nos escritórios estão cada vez mais on-line, alguns trabalhadores
perderam ou não estão desenvolvendo a capacidade de fazer uma apresentação, por
exemplo. Outros podem não serem capazes de escrever de forma coerente um texto,
por mais de, digamos, 140 caracteres, como no Twitter.
“A tecnologia, de certa forma, tirou nossa capacidade de
escrever bem. Pessoas estão com tanta pressa que eles acabam sendo multitarefa,
e eles acabam pulando o básico”, diz Paul McDonald, diretor executivo sênior da
Robert Half International.
Marca pessoal: É sabido que os departamentos de recursos
humanos vasculham blogs, Twitter e sites de redes profissionais como o LinkedIn
pesquisando os candidatos, e é importante que eles gostem do que irão
encontrar. Ou seja, o que você publica, diz Peter Handa, CEO da Dale Carnegie
Training. “É a sua marca, é como você
representar a si mesmo. Se você postar algo que pode voltar para assombrá-lo,
as pessoas poderão ver isso, ou seja, você deve ser cauteloso.” Os empregados,
também devem se certificar que sua marca pessoal é atraente e reflete bem os
empregadores. “Pois mais e mais empregadores estão procurando empregados para
twittar em seu nome, para fazer o blog em seu nome, para construir uma
audiência e escrever mensagens”, diz Meredith Haberfeld, executivo e técnico de
aconselhamento de carreira em Nova York. Ms. Haberfeld tem um cliente cujo
empregado recentemente postou em sua página pessoal do Facebook sobre comer
comida chinesa e o consumo de drogas… “Se eu o vi no Facebook, seus
supervisores viram e o cliente pode vir a ver”, diz Haberfeld.
Flexibilidade: A capacidade de responder rapidamente às
necessidades de mudança de um empregador será importante no próximo ano, assim
como as organizações tentam responder com agilidade aos clientes. “Muitas
empresas querem trabalhar com seus funcionários sobre como sair da sua zona de
conforto, como se adaptar”, diz Handal. “Hoje no trabalho, o empregado não pode
ser o mesmo nos próximos anos”. A capacidade de aprender novas habilidades é de
suma importância, diz George Boué, vice-presidente de Stiles. “Queremos saber
se ao lançarmos um novo programa ou uma nova ferramenta, se as que as pessoas
que temos na nossa empresa estarão abertas para aprender”, diz ele.
A melhoria da produtividade: Os profissionais devem
encontrar novas maneiras de aumentar a produtividade, dizem especialistas.
Executivos estão procurando uma melhora significativa no desempenho dos
funcionários no próximo ano em relação aos níveis atuais, de acordo com uma
pesquisa recente realizada pela Corporate Executive Board. “Quando você está em
seu trabalho, você procura novas e criativas maneiras de ajudar a sua
organização?”, questiona McDonald. “A maneira de realmente diferenciar-se é ser
proativo.” As empresas estão considerando contratar mais trabalhadores para os
próximos anos, porém querem que os atuais funcionários possam operar no
crescimento da empresa desde agora. “Meus clientes estão procurando empregados
que têm uma grande capacidade de entender o que se quer e precisa, sem que
tenha a necessidade de ser dito”, diz Haberfeld diz. Até mesmo gerentes de
contratação precisam trabalhar com certas habilidades, já que as organizações
consideram expansão para o próximo ano. “A capacidade de detectar pessoas de
talento tem caído em desuso ao longo dos últimos anos”, diz Ben Dattner, um
psicólogo organizacional de Nova York.
Ele ainda completa: “Como a economia gira em torno de um
crescimento, as empresas terão de trabalhar mais para manter funcionários
talentosos.” Já que a maioria das empresas reduziu o excesso de funcionários,
agora eles têm que “construir músculos”, ou seja, capacitar-se melhor.
Considerações finais
Trabalhe suas habilidades interpessoais e comportamentais
(Soft Skills), fique alerta quanto às tendências corporativas para chegar à
frente e fazer a diferença. Em
Gerenciamento de Projetos, muitas vezes as Soft Skills tem mais peso do que as
habilidades técnicas (Hard Skills), uma vez que o profissional de gestão de
projetos lida mais com pessoas do que com temas técnicos, e desenvolver uma boa
sintonia, conseguindo motivar a equipe faz toda a diferença entre um
profissional de sucesso e um mediano.
Os mercados e os desafios são cada vez mais dinâmicos, não
existe um padrão comportamental que permita recorrer, incessantemente, às
mesmas respostas, técnicas, metodologia e soluções. Sempre surgirão novas
situações e novos desafios. O que precisamos é saber aceitar este dinamismo e
adaptar-se aos novos contextos. O mercado não espera por si e não terá pena de
quem não souber se adaptar a cada nova situação.
Fonte: e-News PMI São Paulo
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