Por Luísa Melo,
Mesmo que você não seja um líder nato, é possível adotar práticas que melhorarão seu desempenho.
Mesmo que você não seja um líder nato, é possível adotar práticas que melhorarão seu desempenho.
Ser chefe é fácil: basta mandar e amedrontar quem não
estiver alinhado com suas ideias. Todos conhecem intuitivamente a diferença
entre um chefe e um líder, desses capazes de pedir que você fique além do
expediente para concluir uma tarefa e você... fica, por entender a importância
do pedido e por se sentir estimulado a dar sua contribuição para determinado
projeto.
É claro que há líderes natos, que sabem por intuição como se
portar e como conduzir outras pessoas. Porém, especialistas consultados por
EXAME.com dizem que é possível aprender a liderar por meio de práticas
desenvolvidas ao longo do tempo. Veja 13 atitudes para se conseguir uma
liderança estável:
1 Ter consciência de que líder também erra
Uma das premissas do mundo dos negócios é que os maiores
resultados provêm de grandes riscos. Assim, liderar uma empresa implica
necessariamente em arriscar-se, ou seja, lidar com a possibilidade de não dar
certo. O gerente do escritório da Michael Page no Rio de Janeiro, Marcelo
Cuellar, diz que, para ter uma liderança estável, quem está no comando precisa
ter a consciência de que em algum momento vai errar e deve estar pronto para
tomar uma atitude quando isso acontecer. “É preciso se jogar no mar e estar
disposto a engolir água. Se nadar só na piscina, não aprende a ser líder”.
2 Ser empático
É consenso entre os especialistas que uma liderança estável
depende de quanto o líder conhece quem ele lidera. E, para isso, ser empático é
fundamental. “Ele precisa se colocar no lugar de pessoas que enfrentam o que
ele não enfrenta. Não quer dizer que ele terá que concordar com tudo que o
outro faz, ou ceder sempre, mas assim ele poderá argumentar”, diz Cuellar.
3 Ter autoconhecimento
Para saber entender as necessidades do outro, é preciso
conhecer bem a si mesmo. “O líder tem que ser consciente do profissional que
ele é para poder executar ações que favoreçam a empresa”, diz a professora e coordenadora de gestão de
pessoas da Fundação Dom Cabral, Clara Linhares.
4 Estar atento às expectativas do grupo
“A liderança se
caracteriza pela capacidade de superar as expectativas do grupo. Para conseguir
isso, é preciso estar atento e saber reconhecer quais são essas expectativas”,
diz o coach organizacional Homero Reis.
5 Traduzir o discurso em atitudes
É o que o coach Homero Reis chama de “autoridade
relacional”. Segundo ele, o líder tem por obrigação mostrar com atitudes aquilo
que prega.
6 Partilhar informações
Um time conduzido às cegas não dá resultados. Quanto mais os
funcionários de uma empresa souberem o que acontece dentro dela, mais
eficientes eles serão. É o que defende Mariella Gallo. “A sensação de
exclusividade, de saber tudo, não é interessante para quem lidera. Quanto mais
o líder delegar e compartilhar informações, mais respeitado ele será”.
“As pessoas precisam saber para onde estão indo. O líder tem
que compartilhar as informações que embasam suas decisões”, reforça o sócio da
consultoria Atingire, Fernando Jucá.
7 Estar em constante processo de aprendizagem
Líder parado no tempo não é líder. Quem está no comando
precisa manter o grupo sempre alimentado de novidades, defende Reis. “É muito
importante estar em uma educação continuada, demostrar que está sempre
pesquisando, estudando e inovando”.
8 Não tratar todo mundo igualmente
Um bom líder não é aquele que define uma maneira única de
conduzir todas as pessoas. Ele precisa identificar quais são as necessidades de
cada um e saber lidar com elas, para fazer a empresa crescer. “Um funcionário
profissionalmente imaturo, inseguro, precisa que o líder transmita muita
confiança, que o conduza. Já um profissional que é muito confiante no que faz
precisa de liberdade”, exemplifica o professor de liderança da Business School
São Paulo, Gilberto Guimarães. “Um líder que trata todo mundo igual é injusto”,
reforça Cuellar.
9 Fazer uma boa gestão do tempo
No mundo dos negócios, as mudanças ocorrem muito rapidamente
e carregam um grau de informação enorme. De acordo com a coach Mariella Gallo,
um líder eficiente precisa saber administrar essas mudanças, filtrar o que é
importante e tomar atitudes.
10 Saber "definir o futuro"
Não se trata de adivinhação e sim de percepção. Um líder
precisa tomar as decisões mais certas possíveis. Para isso, ele tem de estar
atento aos sinais que indicam o que pode acontecer no futuro. “É fazer uma
leitura do que está acontecendo agora para descobrir quais são as tendências.
Se a meteorologia diz que vai haver um inverno rigoroso, significa que vou
vender menos sorvete”, exemplifica Gilberto Guimarães.
11 Ser humilde
Um bom líder reconhece a importância de cada pessoa. “O inverso
disso é arrogância. O arrogante não escuta o outro e, por isso, comete muitos
erros. Quem é arrogante é chefe, não é líder, porque só cria medo e não
respeito, e o medo diminui a produtividade. Pessoas com medo são incapazes”,
revela o professor Gilberto Guimarães.
12 Preparar sucessores
Clara Linhares defende que líder eficiente é o que não tem
medo de perder a função e nem as pessoas. “Ele precisa reconhecer na equipe
quem poderão ser os seus sucessores. É uma tarefa muito difícil, mas cada vez
mais necessária”.
13 Ter uma “franqueza educada”
Muita gente confunde franqueza com falta de educação.
Fernando Jucá defende que uma liderança precisa de “franqueza educada”. “É ir
direto ao ponto, mas sem grosserias”.
Fonte: Site da Revista EXAME
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