Por Enrico Cardoso,
A sua atitude como líder pode estar sufocando e atrapalhando
a produtividade de sua equipe. Veja como resolver isso.
Por mais que você seja um empreendedor veterano, já tenha
lançado empresas e produtos, contratado e demitido funcionários, você pode ser
um líder ineficiente.
Muitas vezes líderes e empreendedores aprendem da maneira
mais difícil que há coisas que podem atrapalhar a produtividade dos
funcionários da sua equipe. Isso não é nenhuma surpresa.
Os empreendedores estão frequentemente estressados,
atarefados e transferem seu estresse para sua equipe, fazendo com que todo
mundo fique menos produtivo.
Jason Womack fez uma pergunta para algumas pessoas enquanto
acontecia o World Domination Summit: o que os seus chefes já fizeram que
atrapalhou a sua produtividade? A maior parte das respostas foi:
- Microgerenciamento. Eu sei como priorizar o meu trabalho.
- Eles não reconhecem o trabalho que eu faço. Eles só enxergam o que ainda não fiz.
- Eles me surpreendem com perguntas que eu não estou preparado para responder.
- Eles começam a falar sobre coisas pessoais, enquanto estamos tentando trabalhar.
Você como empreendedor pode estar tão preso em seu foco ou
rotina diária que pode não perceber o que acaba fazendo com seus funcionários. E, quando os funcionários ficam estressados, eles acabam não
sendo produtivos nem eficazes.
Aqui estão 3 sinais de que você está matando a produtividade
de seus funcionários sem perceber.
#1. Você pergunta se eles têm 1 minuto
Existem 3 tipos de conversas que você pode ter com as
pessoas diariamente: aquelas que constroem relacionamentos, as transacionais e
as de desenvolvimento de oportunidades.
Perguntar se o funcionário tem 1 minuto é a deixa para uma
conversa transacional. Esse pode ser um problema por 2 razões.
Primeiro, porque o que você está pedindo, geralmente vai demorar
mais de apenas 1 minuto. Além disso, interromper o fluxo de trabalho dos
funcionários da a ideia de que você não valoriza ou respeita sua capacidade de
concentração.
Em segundo lugar, eles podem estar em uma posição, física ou
mentalmente, impossível de realizar a conversa naquele momento.
Da próxima vez que você precisar de algum tempo das pessoas
envie um e-mail dizendo exatamente o que você precisa, se possível com 1 dia de
antecedência, para que elas possam se preparar.
#2. Você não se importa com o que eles precisam para
trabalhar melhor
Uma das maneiras mais eficientes de envolver as pessoas e
aumentar a produtividade e acabar com qualquer conversa ou reunião
desnecessária é perguntar como você pode ajudá-los a realizar a tarefa, ou qual
tipo de informação precisam.
Uma boa maneira é perguntar: “agora que já conversamos sobre
o assunto, pense no que você precisa de mim sobre os próximos passos e venha me
perguntar”. Experimente.
Joe Bruzzese do Sprigeo começou a fazer isso e em 1 semana 5
pessoas o encheram de perguntas quando ele começou a terminar as suas conversas
com essa frase.
#3. Você se contradiz nos objetivos da sua empresa
Isso pode parecer óbvio mas, uma das maiores maneiras de
atrapalhar a produtividade dos funcionários é ser confuso sobre os objetivos e
o posicionamento da empresa.
Ser claro sobre os objetivos torna possível para todos
definir suas próprias prioridades e dar o seu melhor diariamente.
Por estarem mais engajados no trabalho em que acreditamos,
nosso estresse diminui e nossa produtividade aumenta.
Muito ajuda quem não atrapalha
Durante os próximos dias monitore a sua atitude como líder.
Mantenha o controle sobre as vezes que você interrompe ou distrai seus
funcionários.
Depois pergunte a si mesmo se você está ajudando ou
atrapalhando as pessoas a cumprirem as suas tarefas.
Minimize o estresse que você causa aos funcionários e você
vai ver as pessoas fazendo mais.
___
Este artigo foi adaptado do original, “3 Ways You’re
Derailing Your Employees’ Productivity”, da Entrepreneur.
Sobre o Autor:
Enrico Cardoso trabalha com storytelling para construção de
marcas. Acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar
em uma grande marca: contando histórias.
Fonte: Site do Jornal do Empreendedor
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