Você precisa criar o seu negócio em território desconhecido
para acelerar o crescimento?
Algumas empresas podem seguir com sucesso em um único nicho
de mercado há anos.
Muitas outras, no entanto, terá de explorar novos, mercados,
novos clientes, novos produtos, ou novas competências em algum ponto para poder
continuar sua trajetória de crescimento.
Entrar em um novo mercado requer o mesmo nível de
planejamento cuidadoso, investimento adequado, estratégia eficaz e execução
dedicada para criar o negócio original.
Aqui estão 4 áreas em que o seu negócio pode expandir – e a
abordagem que você precisa para executar cada uma delas com êxito.
#1. Novas regiões
Para muitas empresas, a melhor maneira de acelerar o
crescimento é levar seu produto para novas áreas e regiões.
Embora esse possa ser o uso mais seguro para a expansão,
esta abordagem tem um risco significativo. Entrar em uma nova região requer conhecimento
aprofundado sobre o novo mercado.
Isso inclui informações sobre novos concorrentes, clientes
potenciais, crescimento do mercado, projeções de ganho de território, ambiente
regulatório, impostos, fatores políticos, entre outros.
Investir em recursos adequados de tempo e dinheiro para
reunir informações relevantes antes de escolher um novo mercado é fundamental
para mitigar o risco.
#2. Novos produtos ou serviços
Diversificar a sua carteira de produtos e serviços diminui o
risco de toda empresa, em vez de concentrá-la em suas principais ofertas.
Um grande exemplo de uma empresa que teve sucesso nessa
estratégia é a Starbucks. A empresa, que começou como um torrador de café local
experimentou um rápido crescimento se expandindo para 61 países.
Esse crescimento chegou a um impasse no final da década de
2000, exigindo que a Starbucks fechasse centenas de lojas que tinham baixo
rendimento.
Diante do crescimento estagnado, a Starbucks mudou sua
estratégia. Em vez de vender mais do mesmo produto em novas lojas, ele começou
a vender mais produtos em menos lojas.
Ao levar o core business em uma variedade de produtos, a
Starbucks tem sido capaz de reduzir o risco e recuperar-se da resseção.
#3. Novos grupos de clientes
Semelhante a diversificar a carteira de produtos, as
empresas podem utilizar suas competências essenciais para se expandir para
novos segmentos de clientes.
A Gap serve como um grande exemplo nesse caso. A marca
começou como uma varejista de roupas a preços acessíveis, para adultos de
classe média e então foi se expandindo organicamente para GapKids, babyGap e
GapBody e criou 4 marcas novas destinadas a diferentes segmentos: Banana
Republic para classe A, Old NAvy para adolescentes, Piperlime para a moda
consciente, e Athleta para mulheres ativas.
Recentemente a marca expandiu-se para o mercado de luxo
através da aquisição da Intermix. Um elemento-chave de sua expansão: usando uma
única plataforma de e-commerce para atender todos os seus segmentos de
clientes.
#4. Novas competências
Resolver novos problemas para os clientes existentes pode
criar novas oportunidades de upselling e cross-selling e, muitas vezes exige
novas habilidades e conhecimentos.
Um provedor de segurança tradicional queria expandir-se para
um mercado emergente de segurança de alto nível. Isso estava definitivamente
fora da zona de conforto do cliente.
Por isso, adquiriu uma nova empresa de segurança e
integração de software e, em seguida usou sua carteira de clientes, sua
infraestrutura e canais de vendas para expandir suas ofertas para os clientes.
Saia da zona de conforto para encontrar novas oportunidades
de negócios
Decidir se expandir através de qualquer desses caminhos
exige uma compreensão clara das necessidades dos seus clientes e da dinâmica do
mercado que você deseja entrar. Mas, deixar a sua zona de conforto muitas vezes pode levar a
um crescimento acelerado para o seu negócio e para suas habilidades como
empreendedor.
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