O Gerenciamento de Projetos ajuda as organizações a
atenderem as necessidades de seus clientes padronizando tarefas rotineiras e
reduzindo o número daquelas que poderiam ser esquecidas. O Gerenciamento de
Projetos assegura que os recursos disponíveis são alocados da maneira mais
eficiente e eficaz, permitindo aos executivos seniores a perceber “o que está
acontecendo” e “para onde as coisas estão indo” dentro das organizações.
Muitas organizações ao redor do mundo, como NASA, IBM,
AT&T, Siemens, Chiyoda Corporation, PricewaterhouseCoopers, Sociedade
Computacional de Singapura e o Governo Estadual de Oregon (EUA), lançam mão do
Gerenciamento de Projetos para desenvolver processos inovadores, planejar,
organizar e controlar iniciativas estratégicas, monitorar desempenho de
empreendimentos, analisar divergências significantes e prever seus impactos nos
projeto e na organização.
A aplicação dos princípios de Gerenciamento de Projetos
permite que os executivos seniores:
- Estabeleçam medidas do sucesso
- Mantenham o foco no cliente
- Quantifiquem o valor agregado correspondente aos custos
- Aperfeiçoem o uso dos recursos da organização
- Incorporem princípios de qualidade
- Coloquem planos estratégicos em marcha
- Assegurar a atualização da empresa às demandas do mercado
O Gerenciamento de Projetos ganhou popularidade durante as
últimas décadas em função de uma série de mudanças significativas no local de
trabalho. Algumas destas mudanças incluem:
- Processos de Downsizing (menos pessoas para fazer mais tarefas)
- Projetos e serviços maiores e mais complexos
- Competição global e feroz
- Acesso à informação mais fácil através de amplas redes de comunicação
- Clientes mais sofisticados que exigem produtos e serviços de maior qualidade
- Crescimento tecnológico exponencial
- Organizações multinacionais que buscam estabelecer práticas uniformes para gerenciar projetos
O Gerenciamento de Projetos está sendo aplicado em muitas
indústrias hoje, da construção e sistemas de informação para assistência
médica, serviços financeiros, educação e treinamento. Com esta expansão, as
pessoas que dirigem projetos atualmente têm diferentes formações profissionais
e acadêmicas, e trazem diferentes níveis de experiência como praticantes do
Gerenciamento de Projetos. Para se prepararem para os papéis de gerente de
projeto ou de integrante de equipes de projeto, os indivíduos devem assimilar
uma compreensão básica dos processos e das áreas de conhecimento que são comuns
a todos os projetos.
Fonte: Artigo publico no site do Capítulo PMI de Santa Catarina (http://www.pmisc.org.br/open.php?pk=46&id_ses=4)
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