Por Marcos Alencar
1. Selecione melhor as pessoas
Como gerente, você é tão bom tanto quanto as pessoas que
formam a sua equipe. As suas chances de ser bem-sucedido como gerente aumentam
incrivelmente quando você seleciona as melhores pessoas desde o início.
2. Motive as pessoas
A motivação do chefe tem um reflexo imediato no humor dos
seus funcionários. Seja uma pessoa 150% motivada e observe o que acontece com
aqueles que o cercam.
3. Construa uma Equipe
Ter as melhores pessoas e ter as pessoas motivadas não é o
suficiente para ser bem-sucedido no trabalho. As pessoas precisam trabalhar
juntas como uma equipe para alcançar o objetivo do grupo.
4. Seja um Líder, não um Gerente
As melhores pessoas, motivadas e trabalhando em equipe não
são nada sem direção. Para onde você vai levar os seus funcionários?
5. Melhore a Comunicação
Comunicação é talvez a mais importante habilidade que um
gerente deve ter. Todas as outras habilidades dependem da capacidade de
comunicação do gerente. Você não consegue motivar as pessoas se elas não
souberem o que você está falando. Se você não nasceu comunicador, não se
preocupe, habilidades de comunicação podem ser melhoradas através da prática.
6. Gerencie melhor o dinheiro
Para crescer, a empresa tem que ganhar dinheiro, ou seja, é
preciso gastar muito menos do que se ganha.
7. Gerencie melhor o seu tempo
A única coisa que talvez você tenha menos do que dinheiro é
tempo para fazer as coisas. Gerenciar melhor o seu tempo é gerenciar melhor a
sua energia. Cancele compromissos que não levam o lugar algum, diminua a sua
participação em reuniões sem propósito, delegue tarefas. Concentre a sua
energia somente naquilo que realmente vai ajudá-lo a crescer. Quanto mais
energia você tiver, mais rápido você vai fazer as coisas.
8. Melhore como pessoa
Não se esqueça de você. Identifique as áreas onde você
precisa de ajuda e peça ajuda.
9. Pratique a liderança ética
As pessoas vão seguir apenas aqueles que possuem o dom da
palavra, da energia, da Ética e da Integridade. Não seja uma pessoa na
segunda-feira e outra completamente diferente na quarta-feira. Não mude de
opinião tão facilmente, seja consistente e freqüente em suas ações.
10. Descanse
Se você não descansar, você será menos efetivo como gerente.
Você será menos tolerante, menos paciente. Você precisa de tempo para descansar
e recarregar as baterias.
Sobre o autor:
Marcos Alencar: gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae
em Alagoas, com formação em Relações Públicas, pela UFAL (1992) e mestrado em
Comunicação, pela UFRJ (2001). É mantenedor do Blog:
http://comunicacaoempreendedora.com.br/
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