segunda-feira, 16 de abril de 2012

10 Super Dicas para ser um Gerente Melhor


Por Marcos Alencar

1. Selecione melhor as pessoas
Como gerente, você é tão bom tanto quanto as pessoas que formam a sua equipe. As suas chances de ser bem-sucedido como gerente aumentam incrivelmente quando você seleciona as melhores pessoas desde o início.

2. Motive as pessoas
A motivação do chefe tem um reflexo imediato no humor dos seus funcionários. Seja uma pessoa 150% motivada e observe o que acontece com aqueles que o cercam.

3. Construa uma Equipe
Ter as melhores pessoas e ter as pessoas motivadas não é o suficiente para ser bem-sucedido no trabalho. As pessoas precisam trabalhar juntas como uma equipe para alcançar o objetivo do grupo.

4. Seja um Líder, não um Gerente
As melhores pessoas, motivadas e trabalhando em equipe não são nada sem direção. Para onde você vai levar os seus funcionários?

5. Melhore a Comunicação
Comunicação é talvez a mais importante habilidade que um gerente deve ter. Todas as outras habilidades dependem da capacidade de comunicação do gerente. Você não consegue motivar as pessoas se elas não souberem o que você está falando. Se você não nasceu comunicador, não se preocupe, habilidades de comunicação podem ser melhoradas através da prática.

6. Gerencie melhor o dinheiro
Para crescer, a empresa tem que ganhar dinheiro, ou seja, é preciso gastar muito menos do que se ganha.

7. Gerencie melhor o seu tempo
A única coisa que talvez você tenha menos do que dinheiro é tempo para fazer as coisas. Gerenciar melhor o seu tempo é gerenciar melhor a sua energia. Cancele compromissos que não levam o lugar algum, diminua a sua participação em reuniões sem propósito, delegue tarefas. Concentre a sua energia somente naquilo que realmente vai ajudá-lo a crescer. Quanto mais energia você tiver, mais rápido você vai fazer as coisas.

8. Melhore como pessoa
Não se esqueça de você. Identifique as áreas onde você precisa de ajuda e peça ajuda.

9. Pratique a liderança ética
As pessoas vão seguir apenas aqueles que possuem o dom da palavra, da energia, da Ética e da Integridade. Não seja uma pessoa na segunda-feira e outra completamente diferente na quarta-feira. Não mude de opinião tão facilmente, seja consistente e freqüente em suas ações.

10. Descanse
Se você não descansar, você será menos efetivo como gerente. Você será menos tolerante, menos paciente. Você precisa de tempo para descansar e recarregar as baterias.

Sobre o autor: 
Marcos Alencar: gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae em Alagoas, com formação em Relações Públicas, pela UFAL (1992) e mestrado em Comunicação, pela UFRJ (2001). É mantenedor do Blog: http://comunicacaoempreendedora.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário