Um alto pesquisador de uma fabricante de bens de consumo sugere a seguinte abordagem, bem sábia: diga ao chefe "Você disse que esse projeto é vital para você, para nós e para a organização. Nossa equipe quer ter certeza de que está levando em conta todos os matizes, o que significa que vamos precisar ouvir com frequência sua opinião. Que tal agendarmos sessões regulares de resolução de problemas para ficarmos bem alinhados?"
Essa tática tem vários méritos:
- Integra o contato frequente com o chefe ao plano do projeto, impedindo que a equipe perca de vista suas necessidades
- Evitar criar a impressão de que os membros da equipe só procurar o chefe quando não conseguem achar uma solução
- Posiciona o tempo juntos como um exercício em resolução conjunta de problemas, o que deixa claro que o chefe divide a responsabilidade pelo sucesso do projeto. Isso, por sua vez, reduz a pressão sobre a equipe, que já não se sente trabalhando num vácuo, temendo o dia em que seu trabalho será julgado.
Fonte: Artigo publicado na Harvard Business Review Brasil, edição Abril 2012, pág. 49
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