Entre pilhas de tarefas e compromissos para serem cortados
da lista, é difícil saber o que priorizar. Christian Barbosa, especialista em
administração do tempo, afirma que a chave para saber o que é realmente
prioritário é diferenciar o que é urgente do que é importante. “Muita gente tem
mania de falar que tudo é urgente. Ao final de um dia, acaba perdendo tempo”,
afirma.
Andrea Piscitelli, consultora e professora na Fundação
Getúlio Vargas (FGV), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Fundação
Instituto de Administração (FIA), o ideal é trabalhar sempre com uma agenda bem
organizada.
1 Tenha uma visão clara de seus objetivos
Para Andrea, é importante alinhar as metas e objetivos com a
gestão de sua área. “De maneira sistêmica, o profissional terá mais autonomia
para negociar uma ou outra prioridade que surgir”, explica.
2 Classifique suas tarefas
“Tem muito assunto urgente que é ‘falso’”, afirma Barbosa.
Por isso, é preciso se ater às tarefas em que o prazo já expirou ou está
prestes para. Aquelas que também são importantes, mas não urgentes, quando
realizadas são benéficas não só para você como para outras pessoas, mas podem
esperar.
E as circunstanciais são aquelas tarefas que não vão
atrapalhar em nenhuma outra.
3 Faça um cronograma de entrega
“Utilize o cronograma como um guia no trabalho”, diz Andrea.
Segundo ela, é necessário que o profissional tenha controle de suas demandas e
habilidade de conseguir se gerenciar.
4 Priorize você
Em algumas situações, há tanto trabalho em que almoçar
parece perda de tempo. “Mas também é importante priorizar você. Se a pessoa
está cansada, produz bem menos”, afirma Barbosa.
Ele aconselha focar na performance e se para isso acontecer
é necessário estender o seu intervalo em 20 minutos, peça ao seu chefe.
5 Atualize sua agenda semanalmente
Andrea ensina que toda sexta-feira o profissional deve
visualizar tudo que entregou e ainda tem que entregar para evitar surpresas de
última hora. Mas não é uma regra, “todo dia é preciso gerenciar sua lista de
prioridades. O ideal é saber quanto tempo cada tarefa demanda e programar a
partir disso”, diz.
Fonte: Site da revista Exame: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-dicas-para-priorizar-as-coisas-certas-no-trabalho?page=1&slug_name=5-dicas-para-priorizar-as-coisas-certas-no-trabalho
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