Nem todos os conflitos que ocorrem em uma empresa são
negativos, sem a devida gestão, o atrito entre colegas pode tornar-se
contraproducente, divisionista ou até destrutivo. Entre as diversas fontes
possíveis de problema, as mais comuns são:
- Escassez de recursos
- Valores, objetivos e prioridades
- Indefinição das responsabilidades
- Mudança
- Desejo de sucesso
Como gerir conflitos entre a equipe:
- Escute com atenção: saiba o que está na mente das pessoas, perguntando o que pensam e como se sentem
- Separe as pessoas dos problemas: em vez de dizer “eu não posso apoiá-lo”, prefira “eu não sou favorável a essa solução”
- Entenda os interesses: não se limite às demandas de uma pessoa, mas avalie os interesses por trás delas
- Identifique emoções: não despreze os sentimentos e tente ser solidário. Mantenha suas emoções sob controle, a fim de garantir uma postura profissional
- Busque os motivos: investigue as origens. Não aceite a primeira resposta que receber, pois as pessoas podem ter motivações ocultas
- Fique aberto: mantenha sempre um canal de comunicação e fale da forma mais sincera e honesta possível
- Comece devagar: deixe que as pessoas cheguem a acordos modestos. Quando começarem a concordar, as grandes questões virão logo
- Procure opções: ache alternativas que agradem a todos. Ao trabalhar em conjunto, tente transformar a dinâmica da disputa em cooperação
- Apresente os avanços: reveja os detalhes com todos os envolvidos e certifique-se de que estão de acordo
- Defina um limite: se um conflito chega longe demais, pode ser necessário reorganizar o quadro de colaboradores
Hora de observar a equipe e administrar possíveis
conflitos. Um projeto de sucesso é composto de pessoas dedicadas em harmônia.
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