domingo, 4 de novembro de 2012

De onde surgem os atritos?


Nem todos os conflitos que ocorrem em uma empresa são negativos, sem a devida gestão, o atrito entre colegas pode tornar-se contraproducente, divisionista ou até destrutivo. Entre as diversas fontes possíveis de problema, as mais comuns são:
  • Escassez de recursos
  • Valores, objetivos e prioridades
  • Indefinição das responsabilidades
  • Mudança
  • Desejo de sucesso

Como gerir conflitos entre a equipe:
  • Escute com atenção: saiba o que está na mente das pessoas, perguntando o que pensam e como se sentem
  • Separe as pessoas dos problemas: em vez de dizer “eu não posso apoiá-lo”, prefira “eu não sou favorável a essa solução”
  • Entenda os interesses: não se limite às demandas de uma pessoa, mas avalie os interesses por trás delas
  • Identifique emoções: não despreze os sentimentos e tente ser solidário. Mantenha suas emoções sob controle, a fim de garantir uma postura profissional
  • Busque os motivos: investigue as origens. Não aceite a primeira resposta que receber, pois as pessoas podem ter motivações ocultas
  • Fique aberto: mantenha sempre um canal de comunicação e fale da forma mais sincera e honesta possível
  • Comece devagar: deixe que as pessoas cheguem a acordos modestos. Quando começarem a concordar, as grandes questões virão logo
  • Procure opções: ache alternativas que agradem a todos. Ao trabalhar em conjunto, tente transformar a dinâmica da disputa em cooperação
  • Apresente os avanços: reveja os detalhes com todos os envolvidos e certifique-se de que estão de acordo
  • Defina um limite: se um conflito chega longe demais, pode ser necessário reorganizar o quadro de colaboradores

Hora de observar a equipe e administrar possíveis conflitos. Um projeto de sucesso é composto de pessoas dedicadas em harmônia.

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