Coach de CEOs de grandes empresas como GE, Verizon, Novartis
e Dupont, Ram Charan fala que nossos hábitos são sim difíceis de mudar e que
profetizar é sempre mais fácil. Mas ele também lembra que, diferentemente dos
atletas, os gestores precisam praticar, praticar e praticar.
1) Identifique
não mais do que três ou cinco prioridades principais para trabalhar em seu
negócio.
A exemplo, o especialista comentou sobre a perda de
participação de mercado da Nokia, que após o surgimento do iPhone da Apple teve
seu market share reduzido e muitos de seus stakeholders perderam a confiança na
marca. Junto aos seminaristas, o palestrante indicou algumas prioridades para o
reposicionamento da marca: redesign do produto, de modo que ele chegue ao
cliente do jeito que ele queria; a seleção da equipe certa para cada função,
afinal, se você escolhe o líder errado, jamais vai converter a estratégia em
execução;
2) Gente certa na
função certa. Para ele, é obrigação do líder encontrar pessoas boas e
colocá-las no lugar certo. Por isso, questione-se: quais são os cargos críticos
que garantem a eficiência da execução de seu negócio?
3) Comunique a
atividade para a pessoa de maneira clara, tendo a certeza de que a pessoa está
comprometida.
4) Nunca encerre
uma reunião sem definir quem vai fazer o quê, quando será entregue e como será
o acompanhamento de cada tarefa. CEOs ocupam essa posição porque são ótimos
executores e nunca encerram uma conversa sem definir o porquê de cada coisa.
Por isso, tenha muito claro e definido o que é preciso ser feito e quando será
entregue;
5) Dê sempre
acompanhamento para os executores. Quem não faz feedback está abandonando para
o outro uma atribuição que não tem para si.
Para Charan, líderes precisam ter prioridades muito claras e
a responsabilidade de ter as pessoas certas no lugar certo está intimamente
ligado a esses cinco pontos-chave.
“Se você tem uma empresa de consumo, é preciso interagir,
ouvir e ver seu cliente. Até porque não há nada que substitua uma amostra
randômica e você precisa saber o que está entregando efetivamente para seu
cliente”, conclui.
Fonte: Portal HSM - http://www.hsm.com.br/editorias/gestao-e-lideranca/5-habitos-pessoais-para-lideres-eficazes
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