Por Waleska Farias para HSM
O Autoconhecimento é a premissa básica do processo de
autodesenvolvimento e o alicerce das relações interpessoais. Por estarmos pouco familiarizados com nossos
próprios sentimentos e emoções, em grande parte do tempo baseamos a
interpretação de nossas reações na forma como os outros nos avaliam e nos
isentamos do precioso processo de autopercepção.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral mostrou que,
para liderar uma equipe, um gestor precisa conhecer a si mesmo e ser um exemplo
para o grupo. O levantamento, feito com 1.200 empresários de todo o Brasil e
baseado em conceitos de dois autores da área, Daniel Goleman e Richard
Boyatzis, considerou que os principais traços – autoconhecer-se e ser
referência – devem fazer parte das características de líderes de negócios.
A busca da liderança é, inicialmente, uma busca interior
para descobrir quem você de fato é. Assim, por meio do autoconhecimento, vem a
confiança necessária para liderar. Um líder que não conhece a si mesmo não pode
pressupor ser dono de si, nem tampouco imaginar-se responsável por outras
pessoas. É preciso ter a consciência de que pessoas diferentes têm necessidades
diferentes para, então, ser assertivo nas suas posições.
No processo de liderança, quanto mais o gestor souber de si
mesmo e conseguir visualizar quem são e ao que reagem seus pares e
colaboradores para legitimar seus objetivos, mais chances ele terá de manter-se
como referência no propósito de liderar pelo exemplo, não só através da
terceirização de menções.
Para conhecer o perfil dos líderes empresariais brasileiros,
a pesquisa elencou, ainda, os pontos que mais precisam de atenção para
desenvolver essa competência. Os mais citados foram o autoconhecimento, a
capacidade para desenvolver sucessores, a comunicação e o equilíbrio emocional,
principalmente, diante de situações de pressão e stress.
O êxito das nossas iniciativas pessoais e profissionais
depende diretamente do conhecimento sobre o que nos motiva e limita. Nesse
contexto, as novas lideranças têm recorrido cada vez mais aos recursos do
coaching, mentoring e outras fontes que promovam questionamentos e suscitem
respostas condizentes com quem são e com o que, realmente, querem conquistar
para, a partir da compreensão de si mesmo tornar-se capaz de incluir as
necessidades e expectativas do outro na sua realidade.
Sobre a Autora:
Waleska Farias é coach e consultora de Carreira e Imagem.
Coordena os cursos de Formação de Valores e Padrões de Conduta no CADEMPE/FGV e
é colunista das revistas ESPM e Versatille, além dos jornais A Gazeta, Estado
de Minas, Correio Braziliense, Diário de Pernambuco, Folha de Londrina, O
Imparcial e O Popular.
Fonte: Blog da HSM
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