Como motivar os funcionários, levando em conta cada
personalidade e modo de trabalhar? Um especialista no assunto dá a resposta
Por Luiza Belloni Veronesi
Com a chegada de 2013, vem as resoluções de começo de ano.
Seja para conseguir bons lucros na empresa ou aumentar a produtividade, o
gestor precisa se utilizar da motivação de seus funcionários para alcançar seus
objetivos.
Para aqueles que têm motivos de sobra para se motivarem, os
líderes já saem no lucro. Mas, se manter motivado, mesmo em dias ruins, não é
uma tarefa fácil. Imagine então motivar seus profissionais, levando em conta
cada personalidade e seu modo de trabalhar.
O especialista em coaching, Homero Reis, diz que para deixar
os profissionais cada vez mais motivados é preciso que o gestor tenha uma
maneira diferente de liderar. “Trabalhadores precisam sentir, não só que sua
contribuição é importante dentro da empresa, mas que esta importância é
reconhecida pelo seu líder e pela corporação”, comenta Reis.
Se você ainda têm dúvidas para começar uma nova abordagem
com seus empregados, o consultor dá outras dicas:
1. Escolha a melhor pessoa para cada cargo
Ninguém dá o máximo de si trabalhando em algo que não gosta.
Fortalecer o RH da empresa e dar liberdade aos funcionários para um feedback de
seu cargo pode ajudar nessa busca.
2. Reconheça o valor de cada profissional e de seu trabalho
Todos gostam de elogios e reconhecimentos. Quando alguém faz
um trabalho bem feito e merece destaque, por que não elogiá-lo? Seus
colaboradores, certamente, se sentirão mais motivados a fazerem as coisas
certas.
3. Ofereça cursos e treinamentos contínuos
Acredite na capacidade de seus empregados e invista em sua
formação. Ofereça cursos e treinamentos para atualizar seus conhecimentos. Além
de se aprofundarem sobre a área de atuação, eles poderão se especializar e
gostar mais do assunto. Todos ganham.
4. Trate-os sempre com respeito
Respeito é a base para qualquer convívio produtivo e
pacífico. Não cumprimentar, ser grosseiro e falar palavrões para os
colaboradores não irá fazê-los ter mais respeito por você, pelo contrário. Com
o respeito, vem a consideração.
5. Comunique-se com cada trabalhador de forma contínua
Converse com seus empregados, tenha um feedback sincero de
todos eles, especialmente sobre como seu trabalho contribui para o sucesso da
empresa em geral. Isso poderá resolver muitos problemas existentes na empresa e
irá melhorar o astral do ambiente.
6. Desenvolva o sentimento de propriedade e dê autorização
para atuar de forma independente
Um bom líder é aquele que estimula a independência de seus
subordinados. Faça-os pensarem sozinhos, mas deixe claro seu apoio sempre
quando precisarem.
7. Enriqueça o trabalho ao máximo
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