Por Egnaldo Paulino,
Como reinventar a empresa em um mundo em rápida
transformação? Como obter novas respostas para os problemas recorrentes? Como
prepará-la, não só para enfrentar os problemas atuais, mas também para os novos
desafios que nem conhecemos ainda?
O certo é que nada será como antes. Precisamos reinventar
constantemente nossa empresa neste mundo em reconfiguração.
Talvez você esteja se perguntando, bacana, até entendo que
haja necessidade de mudanças e a criação de inovação. Mas como eu faço? Há um
exemplo a seguir?
Um bom exemplo a ser seguido é de Henry Ford, em seu livro,
“Minha Vida e Minha Obra”, nos brinda com um processo de inovação para o
lançamento do seu famoso automóvel, o modelo T, com essas palavras:
“Vou construir um carro a motor para o grande público. Vai
ser grande o suficiente para a família, mas pequeno o suficiente para o
indivíduo dirigi-lo e mantê-lo. Vai ser construído com os melhores materiais,
pelos melhores homens que possam ser contratados, após os desenhos mais simples
que a engenharia moderna pode conceber. Mas vai ser tão baixo no preço que
nenhum homem com um bom salário não será capaz de possuir um e desfrutar com
sua família a benção de horas de prazer nos grandes espaços abertos de Deus”.
Por meio desta história, nos mostra claramente que a
inovação surge da necessidade de criar algo novo para se adaptar às mudanças
contínuas do mundo na vida das pessoas. Por isso, que as inovações mais bem
sucedidas, são aquelas que surgem por oportunidades ou necessidades de se fazer
algo novo.
Ela também nos mostra que o líder é o responsável pela
criação da cultura da inovação dentro da sua organização. É importante que essa
cultura seja capaz de transformar um ambiente, onde se respire espontaneamente
inovação, e desenvolva um DNA inovador em que cada colaborador.
Entretanto, para implementar o processo de inovação numa
empresa é necessário possuir um método, que eu descrevo da seguinte forma:
- Comece a mudar seu paradigma de inovação. Deixe de lado o
velho modelo de mental de pensar em inovação. Entenda que a mudança não é
tecnológica, mas humana. Lembrando que o processo de inovação procura sempre
melhorar a experiência humana, geralmente agregando valor ao consumidor.
- Promova a cultura da inovação. Ela é capaz de transformar
um ambiente, desenvolvendo um DNA inovador em que cada colaborador seja capaz
de respirar inovação espontaneamente, onde se tenha um verdadeiro exército de
pessoas buscando soluções com o foco “do cliente”.
- O ótimo é inimigo do bom? Não há tempo para sermos ótimos
em tudo, mas podemos melhorar a cada dia em busca da excelência. Precisamos
adotar o conceito das empresas de tecnologia da informação e criarmos “upgrade”
para nossas empresas.
- O que importa não é o negócio, mas o modelo de negócio. A
concorrência deixou de ser entre empresas e passou a ser entre modelos de
negócio. Desta forma, o conceito é qual a proposta de valor que a minha empresa
entrega ao mercado, a sociedade, aos colaboradores e ao país.
- Procure resolver os problemas dos clientes. Apaixone-se
pelo problema dos clientes. Em vez de se concentrar na solução, estabeleça um
vínculo íntimo com as necessidades deles.
- Construa equipe de alta performance. Promova espaço para
que as pessoas testem constantemente as novas idéias na empresa. O importante é
fomentar a criatividade da equipe.
- Deixe os colaboradores testarem as ideias. Os integrantes
de sua equipe se sentem mais motivados quando podem testar suas próprias
ideias. Não tema reação das pessoas diante do fracasso. Os benefícios de fazer
testes capazes de levar ao sucesso são muito maiores.
- Meça os resultados com os clientes. Assim, será possível
saber se deverá continuar implementando a idéia, ou se devemos abandoná-la.
Talvez, apenas algumas correções a tornará viável. Como se sabe, aprende-se nos
fracassos.
Contudo, não basta apenas criar estratégia da cultura de
inovação, mas não implementá-la. Ela pode ser a chave para manter a sua empresa
viva.
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