Por Jennifer Lonoff Schiff, CIO/EUA
Só porque alguém tem o título de "gerente de
projeto" não significa que saiba efetivamente gerenciar projetos. Muitos
CIOs e outros executivos de TI aprenderam da maneira mais difícil
Como você pode dizer a um bom gerente de projeto que ele não
é tão bom assim? A CIO.com entrevistou executivos e especialistas em
gerenciamento de projeto para saber quais são as habilidades necessárias para
gerenciar com sucesso - ou seja, para garantir que os projetos sejam executados
no prazo e permaneçam dentro do orçamento.
Aqui estão sete habilidades que gerentes de projetos
precisam ter para serem bem sucedidos:
Habilidade Nº 1:. Ser altamente organizado e multitarefa
Um bom gerente de projeto sabe como "gerenciar
múltiplos projetos ou tarefas e controlar questões em uma base diária",
diz Hilary Atkinson, diretor do escritório de Gerenciamento de Projetos da
Force 3.
A diferença entre o sucesso ou o fracasso de um projeto é
muitas vezes "a diferença entre um gerente de projeto altamente organizado
e outro nem tanto", diz ela. "Se um gerente de projeto está gastando
mais tempo tentando descobrir que informação dar sobre o projeto em vez de
gerenciá-lo, o fracasso é eminente."
Habilidade Nº 2:. Assumir e saber conduzir
"Gerentes de projetos precisam ser bons líderes",
diz Lew Sauder, gerente de projeto sênior da Geneca , que desenvolve software
personalizado para empresas. Especificamente, "gerenciamento de projetos é
a condução das partes interessadas e dos fornecedores para um bom
resultado", afirma Brian Lee, sócio da Navegue.
"Os gerentes de
projetos eficazes pintam um retrato de um amanhã melhor e confiam na capacidade
de sua equipe para realizar essa visão. Constroem relacionamentos confiáveis
com as principais partes interessadas para assegurar o alinhamento com os
objetivos do projeto e exalam a confiança necessária a todos os participantes
do projeto".
Habilidade Nº 3: Ser um comunicador eficaz
"Ser um comunicador excelente requer que o gerente de
projeto seja capaz de assegurar que os objetivos serão claramente compreendidas
por todos os interessados, para que todos os interessados entendam o que se espera
deles ao longo do ciclo de vida do projeto, e que todos os interessados se
comuniquem de forma eficaz uns com os outros, assim como com o gerente do
projeto", diz o Dr. Greg Thomas, CEO da Roos Technologies International.
"Gerentes de projetos precisam ser capazes de comunicar
alterações de status, boas notícias e más notícias para todos os funcionários,
de diferentes níveis e departamentos", argumenta Hayes Nandi, agente da
Vitamin T . "Eles também precisam ser capazes de distinguir quem precisa de
saber o que, quando precisam saber e como a informação será entregue", diz
ela. "Por exemplo, um atraso de agendamento ligeiro pode ter de ser
comunicado às equipes internas, mas não para o cliente, se as principais datas
de revisão do cliente não forem afetadas."
Habilidade Nº 4:. Saber como e quando negociar
"Gerentes de projeto devem ser negociadores
excelentes", diz Brock Boddie, diretor da Huge, uma agência digital
global. "Você está frequentemente lidando com pessoas que têm interesses
divergentes do seu próprio ou que parecem não ter qualquer interesse em
compreender o que você está tentando realizar e por que eles deveriam ajudar ou
participar plenamente", diz ele.
"Um bom gerente de projeto vai investir tempo para
entender e negociar essas relações e descobrir os interesses destes
stakeholders, para que possa triangular e fazer o seu projeto continuar a
avançar. Sem essas habilidades de negociação, você pode estragar ou ignorar
essas relações críticas, tornando altamente improvável o sucesso do
projeto", diz Boddie.
Habilidade Nº 5: Ser detalhista
"Gerenciamento de projetos é saber lidar com detalhes -
os grandes e os pequenos", diz Aziz Kara, líder de Gerenciamento de
Produto e Design da Xtreme Labs. Significa que os gerentes de projetos devem
ser "meticulosos sobre como gerenciar os detalhes de cada projeto e o
impacto que cada detalhe pode ter sobre o sucesso geral do projeto. Detalhes
podem determinar o sucesso ou o fracasso de um projeto, e o gestor eficaz
reconhece isso."
Habilidade Nº 6:. Reconhecer e resolver problemas
rapidamente
"Inevitavelmente, haverá momentos em que problemas e
obstáculos surgirão e exigirão soluções imediatas", observa Michael
Pesochinsky, co-fundador e vice-presidente da GovernmentBargains.com. "A
forma como um gerente de projeto vai lidar com esses problemas o diferenciará
dos demais."
Habilidade Nº 7:. Possuir as habilidades técnicas
necessárias
Para ser um bom gerente de projeto, você "deve ter
sólidos conhecimentos das plataformas, software e sistemas que a sua empresa
trabalha regularmente, mesmo que o seu trabalho não seja técnico", diz
Joel Gross, fundador e CEO da Coalition Technologies, uma empresa de marketing
e web design.
"Um grande gerente de projeto precisa ter bastante
conhecimento técnico sobre as áreas do projeto para ser capaz de atribuir-se a
algumas das tarefas", acrescenta Bob Herman, proprietário do Tropolis
Group.
Por quê?
"Atribuindo-se a algumas das tarefas do projeto, concluindo com
sucesso essas tarefas no prazo definido, ajudará o gerente de projeto a ganhar o respeito que precisa para gerenciar
bem a equipe do projeto."
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