Por Maximiliano Carlomagno,
Os Indicadores Adequados
Os bons indicadores são derivados da estratégia da empresa.
Não há como defini-los sem vinculá-los aos objetivos estratégicos da empresa,
ou seja, o que ela espera da atividade de inovação.
Como qualquer indicador, ele não é a solução, mas cumpre o
papel de monitorar o desempenho, comunicar o que se deseja com a inovação e,
finalmente, motivar os colaboradores para que façam o que precisa ser feito.
Na década passada, os professores americanos Robert Kaplan e
David Norton lançaram a ideia de acompanhar a implementação da estratégia da
empresa através de um conjunto de medidas que envolvesse não somente a questão
financeira, mas também outras três perspectivas: clientes, processo e
aprendizagem. Essa ferramenta, chamada de balanced scorecard, revolucionou a
forma dos gestores controlarem o desempenho das empresas, tornando-se uma
“febre” em todo o mundo. Se a implementação da estratégia pode ser medida por
diferentes perspectivas, o desempenho da atividade de inovação também pode!
Inspirados pelo BSC desenvolvemos na Innoscience o seu primo
inovador, o Innovation Scorecard (ISC). Também estruturado em função de quatro
perspectivas que estabelecem uma lógica de causa-e-efeito, a inovação pode ser
medida por: resultados, estratégia, processo e contexto.
1. RESULTADOS - os indicadores relacionados aos resultados devem
contemplar o valor do portfólio, o resultado financeiro das inovações e sua
contribuição com a renovação do negócio. Percentual das receitas originárias de
produtos/segmentos ou serviços que não existiam há x anos.
Exemplos de indicadores:
1. Valor total do portfólio de inovação.
2. Valorização anual do portfólio de inovação.
3. Reduções de custos oriundas de inovações.
4. Percentual das vendas investido com inovação.
5. Retorno do investimento dos projetos de inovação.
6. Receitas geradas com licenciamento de tecnologia.
2. ESTRATÉGIA - essa perspectiva traduz o cumprimento da
estratégia de inovação, indicando se a empresa está executando aquilo que
priorizou:
Exemplos de indicadores:
1. Número de inovações nos temas priorizados
2. Número de novos negócios criados (se esse for um
objetivo)
3. Percentual das vendas oriundas dos produtos lançados nos
últimos x anos (adequar ao ciclo da empresa)
4. Número de spin offs de novos negócios realizadas
3. PROCESSO - essa perspectiva aborda os indicadores do
processo de inovação mensurando os inputs, processamento, open innovation e
co-criação, prototipação e gestão de projetos.
Exemplos de indicadores:
1. Percentual de projetos executados com sucesso.
2. Número de produtos ou serviços desenvolvidos de forma
colaborativa.
3. Número de produtos ou serviços desenvolvidos com os
clientes/fornecedores/universidade.
4. Número de acordos de cooperação para inovação com
parceiros.
5. Número de ideias geradas por fornecedores.
6. Número de ideias geradas por clientes.
7. Percentual das vendas originadas de ideias de terceiros.
8. Percentual de projetos lançados no tempo planejado.
9. Número de ideias por colaborador geradas na empresa.
10. Número de ideias implementadas na empresa.
11. Sessões de brainstorming realizadas.
12. Prêmios e reconhecimentos relacionados com a atividade
de inovação recebidos.
13. Número de novos processos implementados.
14. Número de patentes registradas
4. CONTEXTO – essa perspectiva mede o ambiente organizacional
necessário para a inovação a partir de suas lideranças, estrutura, treinamento,
cultura e pessoas voltados para o aprendizado e incorporação de conhecimento na
empresa.
Exemplos de Indicadores:
1. Número de horas utilizadas pelas lideranças motivando e
facilitando as atividades de inovação.
2. Percentual das lideranças envolvidas diretamente nos
projetos de inovação.
3. Número de horas de treinamento recebidas pelos
colaboradores para inovar.
4. Número de sessões de troca de conhecimento realizadas
(visitas, benchmarks).
5. Número de eventos e feiras assistidos.
6. Percentual de envolvimento dos empregados com o programa
de inovação.
7. Número de spin-offs realizadas.
8. Percentual de funding externo sobre o total do
investimento de inovação.
9. Valor investido em reconhecimento e recompensa para
motivação dos inovadores.
A mensuração dos resultados do sistema de gestão da inovação
é fundamental para garantir o apoio dos stakeholders envolvidos, especialmente
num tema onde os resultados ocorrem no médio e longo prazo.
O estabelecimento de um conjunto acessível, compreensível e
gerenciável de indicadores é o primeiro passo para sistematizar sua medição. O
equilíbrio entre indicadores que monitorem o hoje e o amanhã bem como o
contexto, processo, estratégia e resultados tende a propiciar uma visão
abrangente, profunda e eficiente.
O sistema de medição por si só não torna sua empresa mais
inovadora, mas cria as bases para gestão da inovação. Cabe a cada gestor da
inovação selecionar entre os exemplos de indicadores acima, e outras
alternativas, aquelas que melhor se adéquam a estratégia de inovação da
empresa.
Sobre o autor:
Maximiliano Carlomagno, Sócio Fundador da Innoscience Consultoria de Gestão da
Inovação. Autor dos livros Gestão da Inovação na Prática e Práticas dos
Inovadores: Tudo que você precisa saber para começar a inovar.
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