Por Carolina Farah,
O final de ano é sempre um momento de reflexão, tanto nos
aspectos pessoais quanto profissionais da vida. É um ótimo momento para
reavaliarmos como foi o ano que passou, se buscamos nossos objetivos com
afinco, se conseguimos atingi-los e, principalmente, o que aconteceu de certo e
errado nestes 12 meses que passaram. É, ainda, o momento de traçar novas metas
para o próximo ano, buscando acertar o que foi feito de errado e buscar os
objetivos almejados.
Elaborar essas metas é um trabalho individual,
interiorizado, no qual buscamos entender nossas limitações, nossos desafios,
nossas vontades, nossos objetivos e, baseado nesse conjunto de eventos,
topificá-las e estipular prazos a cada uma delas - de forma atingível, claro.
Muitas pessoas passam o ano reclamando dos seus empregos e
no fim desse período pensam se mudar de empresa não seria a solução. Muitas
vezes, um bom diálogo é a saída para essa situação. Expressar ao seu superior
imediato quais são as suas angústias e objetivos com o seu trabalho é essencial
para o alinhamento da empresa e do funcionário. Explicar o que não o deixa
feliz e o que poderia ser melhorado é importante para ambos. Muitas vezes, uma
pessoa não está feliz em uma área, mas pode ser relocada e continuar na
empresa.
Caso a decisão de sair da empresa esteja tomada, essa meta
deve ser elaborada aos poucos, com um planejamento prévio tanto financeiro
quanto emocional. Guardar pelo menos 10% do salário durante um ano é uma saída
para quem precisa de um tempo para buscar outro emprego. Quem estiver
insatisfeito com a profissão e desejar mudar de área de atuação, deve procurar
um bom acompanhamento com profissionais de RH para auxiliar nessa transição e
na recolocação profissional. E, principalmente, estar seguro desta decisão.
É, contudo, importante, que as pessoas mantenham um certo
equilíbrio ao reavaliar o seu ano e pensar o seguinte. Muitas vezes a euforia e
a ansiedade são mais fortes e as pessoas acabam elaborando metas intangíveis e
todo o planejamento é abandonado logo no começo do ano. Portanto, buscar
melhorias, traçar objetivos, ponderar o certo e o errado é importante, sim, mas
manter os pés no chão é imprescindível.
Fonte: www.administradores.com.br
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