quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Transforme o medo em sucesso nos negócios

Muitos devem pensar que medo é um sentimento que não existe em grandes líderes, mas isso é um engano. O segredo é que eles sabem dominar o medo e o usam em benefício próprio. Como? Vamos explicar melhor:

Quando pensamos em medo, a primeira coisa à se pensar é em estagnação: nós nos paralisamos diante do medo. Isso em qualquer área da vida, mas nos negócios, isso aprece negativo, já que a bandeira de carreiras de sucesso é a da ousadia, de saber arriscar-se. Mas é justamente aí que o profissional destemido acerta: em “saber” arriscar-se, pois a falta do medo faz das pessoas, imprudentes. O medo é o que os faz respeitar os perigos inerentes ao que se deve superar.

Kevin Daum, colunista do site Inc.com, fala que o medo é, na verdade, um motivador: “o medo é o meu companheiro para minha paixão. Apesar de me sentir animado em situações que ofereçam novas oportunidades e desafios , o medo me motiva à ser diligente e planejador. O medo de um concorrente pode me motivar a pensar de forma mais criativa ou trabalhar mais. Enquanto o medo enorme pode ser debilitante . Em última análise, eu preciso de uma dose saudável de medo na minha vida para me fazer apreciar os desafios que tenho de superar”.

A seguir, algumas dicas para superar o medo nos negócios:

1 . Concentre-se no Essencial

Faça uma triagem das coisas à serem resolvidas e comece com as mais fáceis. Assim, terá tempo para se dedicar àquela que não domina com toda a concentração e tempo necessário.

2 . Não deixe o medo ser contagioso

Assim como o herói em seu filme de zumbi apocalipse favorito, a maneira como você se aproxima da incerteza e do medo define o tom para toda a organização. Em caso de crises internas, o mais positivo para uma equipe é se unir e usar as mudanças como uma oportunidade para melhorar o desenvolvimento do trabalho.

3 . Considere a raiz do seu medo

Como a reação ao medo é sempre impulsiva, muitas vezes não conseguimos pensar qual é a sua causa. Por exemplo, seu medo de voar pode ser um sintoma de alta necessidade de controle, e que essa falta de controle produz uma tremenda ansiedade. Ou o seu medo de falar em público ( o número 1 da lista do mundo dos medos! ) pode ser um sintoma de insegurança – você não é experiente o suficiente ou preparado o suficiente para fazer um discurso fluente.

Ao começar a pensar sobre o seu medo, pode determinar se sua resposta principal é a insegurança, a sensação de perda,  a necessidade de controle ou desconforto com a incerteza. Uma vez que você honestamente identificar qual a origem do seu medo, você começa a conhecê-lo mais intimamente. Sendo assim, fica mais fácil em saber como gerenciá-lo a partir de experiências e informações e conseguir alcançar o seu objetivo.

4 . Risco-Recompensa

O medo é um grande problema nos negócios de hoje, com muitos funcionários receosos em fazerem qualquer coisa que possa colocar seus empregos em risco. Então, o que pode um líder inteligente fazer para que seus funcionários abandonem seus medos e deem o seu melhor desempenho para a organização? A melhor recompensa é estimular a sua equipe a inovar, a pensar fora da caixa, tendo chances de crescer dentro da organização.



Fonte: Blog 3M Inovação

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