Muitos devem pensar que medo é um sentimento que não existe
em grandes líderes, mas isso é um engano. O segredo é que eles sabem dominar o
medo e o usam em benefício próprio. Como? Vamos explicar melhor:
Quando pensamos em medo, a primeira coisa à se pensar é em
estagnação: nós nos paralisamos diante do medo. Isso em qualquer área da vida,
mas nos negócios, isso aprece negativo, já que a bandeira de carreiras de
sucesso é a da ousadia, de saber arriscar-se. Mas é justamente aí que o
profissional destemido acerta: em “saber” arriscar-se, pois a falta do medo faz
das pessoas, imprudentes. O medo é o que os faz respeitar os perigos inerentes
ao que se deve superar.
Kevin Daum, colunista do site Inc.com, fala que o medo é, na
verdade, um motivador: “o medo é o meu companheiro para minha paixão. Apesar de
me sentir animado em situações que ofereçam novas oportunidades e desafios , o
medo me motiva à ser diligente e planejador. O medo de um concorrente pode me
motivar a pensar de forma mais criativa ou trabalhar mais. Enquanto o medo
enorme pode ser debilitante . Em última análise, eu preciso de uma dose
saudável de medo na minha vida para me fazer apreciar os desafios que tenho de
superar”.
A seguir, algumas dicas para superar o medo nos negócios:
1 . Concentre-se no Essencial
Faça uma triagem das coisas à serem resolvidas e comece com
as mais fáceis. Assim, terá tempo para se dedicar àquela que não domina com
toda a concentração e tempo necessário.
2 . Não deixe o medo ser contagioso
Assim como o herói em seu filme de zumbi apocalipse
favorito, a maneira como você se aproxima da incerteza e do medo define o tom
para toda a organização. Em caso de crises internas, o mais positivo para uma
equipe é se unir e usar as mudanças como uma oportunidade para melhorar o
desenvolvimento do trabalho.
3 . Considere a raiz do seu medo
Como a reação ao medo é sempre impulsiva, muitas vezes não
conseguimos pensar qual é a sua causa. Por exemplo, seu medo de voar pode ser
um sintoma de alta necessidade de controle, e que essa falta de controle produz
uma tremenda ansiedade. Ou o seu medo de falar em público ( o número 1 da lista
do mundo dos medos! ) pode ser um sintoma de insegurança – você não é
experiente o suficiente ou preparado o suficiente para fazer um discurso
fluente.
Ao começar a pensar sobre o seu medo, pode determinar se sua
resposta principal é a insegurança, a sensação de perda, a necessidade de controle ou desconforto com
a incerteza. Uma vez que você honestamente identificar qual a origem do seu
medo, você começa a conhecê-lo mais intimamente. Sendo assim, fica mais fácil
em saber como gerenciá-lo a partir de experiências e informações e conseguir
alcançar o seu objetivo.
4 . Risco-Recompensa
O medo é um grande problema nos negócios de hoje, com muitos
funcionários receosos em fazerem qualquer coisa que possa colocar seus empregos
em risco. Então, o que pode um líder inteligente fazer para que seus
funcionários abandonem seus medos e deem o seu melhor desempenho para a
organização? A melhor recompensa é estimular a sua equipe a inovar, a pensar
fora da caixa, tendo chances de crescer dentro da organização.
Fonte: Blog 3M Inovação
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