Por: Cíntia Bortotto
O workaholic sempre existiu, mas, nos últimos anos, o número
de pessoas com esse problema passou a ser maior pela competitividade do mundo
corporativo ou até mesmo pela ganância de certos indivíduos
Você sabia que trabalho em excesso pode acabar se tornando
compulsão? Os workaholics também são conhecidos como trabalhadores compulsivos
ou dependentes do trabalho. O workaholic sempre existiu, mas, nos últimos anos,
o número de pessoas com esse problema passou a ser maior pela competitividade
do mundo corporativo ou até mesmo pela ganância de certos indivíduos. Muitas
vezes, a dependência pelo trabalho nasce de necessidade que o indivíduo tem de
provar algo para si mesmo ou para alguém, por exemplo, que pode fazer
determinado projeto, ou que pode ser promovido, entre outros.
Em geral, o processo de se tornar um workaholic se dá de
duas maneiras. Em primeiro lugar, pode ocorrer por conta da necessidade. Nesse
caso, muitas vezes o início ocorre porque a pessoa não ganhava o suficiente
trabalhando numa carga considerada normal, ou seja, jornada de 8 horas diárias.
A pessoa começou então a trabalhar mais, às vezes com horas extras, às vezes em
dois empregos e se acostumou a isso. Como quer sempre se mostrar capaz de dar
conta de tudo, continuou com o ritmo acelerado e nem pensa em diminuir.
Os danos pessoais mais comuns estão ligados à saúde, ou
seja, a pessoa começa a ficar doente. Gastrites, crises de insônia, impotência
sexual e falta de apetite são alguns dos principais sinais. Para a família e
amigos, o dano mais comum é a falta de convivência e todas as consequências que
isto pode gerar. Distanciamento nas relações com o cônjuge, filhos, pais,
separações, ausência em momentos importantes da vida de quem se ama, gerando a
falta de credibilidade por parte do outro, falta de entendimento sobre o que
ocorre na vida do outro.
Para evitar este processo, é preciso encontrar outras motivações
que não apenas o trabalho. Ter autoestima forte também ajuda, pois você não tem
de fazer tudo exatamente na hora em que pedem: pode aprender a negociar tanto
prazos quanto o que é esperado. Saber se colocar sem ter medo de perder o
emprego ou ser mal interpretado pode ajudá-lo.
Outro ponto importante é marcar compromissos como inglês,
academia e jantares em horários logo após o expediente, assim você se obriga a
sair no horário. Resista à tentação de desmarcar ou remarcar. Mais uma dica é
começar atividade física, ou intensificar se você já faz uma. Isso fará com que
você consiga se concentrar mais e render mais durante o dia de trabalho,
evitando horas extras após o expediente.
Se você já caiu nesse esquema e está sofrendo por estar
viciado no seu trabalho, não se desespere.
Lembre-se: não coloque todo o foco de sua vida em um só
pilar, pois se esse ruir, a probabilidade de uma depressão é enorme. Divida sua
energia em vários setores, como família, lazer, o lado espiritual, trabalho,
amigos, atividades físicas, etc. Com autoconhecimento e autopercepção é
possível chegar ainda mais longe de forma saudável. Siga confiante e boa sorte!
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