Os líderes têm o hábito de convencer os outros a fazer o que necessitam e a reuni-los em torno de uma perspectiva. Os bons líderes comprometem os integrantes da equipe que acreditam na sua visão. Os líderes definem uma direção e prazos e têm a habilidade de atrair bons talentos para trabalhar com eles.
Os líderes inspiram uma perspectiva e conseguem seu intento através de outras pessoas, ganhando lealdade, respeito e colaboração ds integrantes da equipe. Definem a trajetória e lideram o percurso e se atêm ao grande cenário, por assim dizer. Os bons líderes são orientadores em suas abordagens, mas aceitam muito retorno e sugestões. Costumam ter fortes habilidades interpessoais e são muito respeitados.
Em geral, os gerentes são orientados por tarefas, voltados para planos, controles, orçamentos, diretrizes e procedimentos. São generalistas com uma ampla base de planejamento e habilidades organizacionais e sua meta principal é atender às necessidades dos stakeholders. Também possuem habilidades para motivar e a possibilidade de reconhecer e recompensar a conduta.
Os gerentes de projeto precisam usar as peculiaridades de líderes e gerentes em diferentes ocasiões, durante o projeto. Nos projetos muito grandes, eles agirão mais como um líder, inspirando os gerentes dos subprojetos a embarcar em busca dos objetivos. Nos pequenos projetos, agirão mais como gerentes por serem responsáveis por todas as funções de planejamento e organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário