A Teoria X e a Teoria Y tentam explicar como diferentes gerentes lidam com os integrantes de suas equipes. Os gerentes da Teoria X acreditam que a maioria das pessoas não gosta de trabalhar, elas têm pouca ou nenhuma ambição, precisam de supervisão constante e não cumprirão suas obrigações do cargo a menos que ameaçadas.
Em razão disso, os gerentes da Teoria X são como ditadores e impõem controles muito rígidos sobre seu pessoal. Acreditam que as pessoas são motivadas somente pela punição, dinheiro ou posição. Infelizmente, para elas, esses gerentes, sem maiores explicações para isso, também apóiam a Teoria da Expectativa. Se eles esperam que as pessoas sejam lerdas e improdutivas e as tratam como tal, é bem provável que os integrantes de sua equipe sejam lerdos e improdutivos.
Os gerentes da Teoria Y acreditam que as pessoas se interessam em dar o melhor de si, em função da motivação certa e das expectativas adequadas. Eles oferecem suporte às respectivas equipes, preocupam-se com os seus membros e são bons ouvintes. Os gerentes da Teoria Y acreditam que as pessoas são criativas e comprometidas com as metas do projeto, que gostam de ter responsabilidade e que são capazes de desempenhar suas funções das respectivas posições, com pouca supervisão.
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