Dividir atenção de forma calculada
Em vez de evitar a distração, aproveite a tendência do
cérebro a voar.
Cathy Davidson
Sete funcionários da IBM, cada um num local distinto,
participam de uma teleconferência. Enquanto dois falam pelo telefone, outros
dois trocam mensagens de texto sobre a conversa; outro abre uma planilha,
tentando responder a uma pergunta feita no início da reunião; outro, ainda,
busca no Google informações sobre um potencial concorrente; já o último manda
um e-mail para um colega que não está na teleconferência.
Esses indivíduos estão sendo distraídos pela tecnologia do
século 21? Ou a tecnologia do século 21 permitiu que prestassem atenção de um
jeito novo, talvez mais natural, criativo e produtivo?
Todo mundo conhece a história de distrações contemporâneas.
Na última década o mundo foi de um total de 12 bilhões de e-mails por dia para
247 bilhões, de 400 mil mensagens de texto para 4,5 bilhões, de uma média
individual de 2,7 horas por semana na internet para 18 horas. Podemos até
seguir trabalhando em salas ou baias destinadas a nos isolar do mundo lá fora,
mas o centro de nossa vida no trabalho é um computador que nos mantém ligados a
esse mundo — a colegas, a clientes, à família, à comunidade, à diversão e a
passatempos; a tudo que sabemos que deveríamos estar fazendo e a tudo que
sabemos que não deveríamos.
Gloria Mark, professora da University of California em
Irvine, mostrou que o trabalhador moderno alterna tarefas uma vez a cada três
minutos, em média. Uma vez que sua atenção em determinada tarefa é desviada, a
pessoa leva em média 25 minutos para retomá-la. Há quem diga que deveríamos
tentar eliminar essas distrações. Mas creio que gestores de hoje são capazes de
lidar — e, às vezes, até de crescer — com elas.
A pesquisa da professora também mostra que em 44% das vezes
em que alguém parou de fazer uma coisa e começou outra a fonte da distração era
“interna”, e não “externa”. Ou seja, a mente simplesmente voa. Não podemos
culpar a tecnologia por nossa falta de foco, pois o cérebro humano é feito para
o multitasking. Feche os olhos por cinco minutos e veja como sua mente viaja,
salta, vai para lá e para cá, volta ao início. O sucesso em fábricas e
escritórios do século 20 pode ter exigido a estrita atenção a tarefas sistemáticas
e sua execução até o fim, mas não é natural para o ser humano operar asim. Toda
a conectividade do século 21 talvez nos dê a liberdade para reconhecer esse
fato.
Por que fazer da total atenção um ideal e se aferrar a ele
num ambiente no qual é tão difícil atingi-lo? Por que não “desaprender” essa
capacidade, como diria o futurista Alvin Toffler, para deixar o cérebro
funcionar do jeito que funciona naturalmente? Em meus estudos sobre a atenção,
encontrei muitas ferramentas que ajudam o gestor a eliminar distrações. Um
aplicativo de produtividade batizado de Freedom permite que se bloqueie a
internet por um determinado período; outro serviço, o Concentrate, deixa o
computador abrir apenas os programas necessários para uma tarefa específica.
Linda Stone, a ex-executiva da Apple que cunhou o termo “atenção parcial
contínua” para descrever nosso hábito de constantemente escanear o horizonte e
nunca se concentrar plenamente numa determinada tarefa, sugere simplesmente
desativar a tecnologia.
Controlar o fluxo de informação ajuda, sim, certas pessoas a
se sentirem mais focadas e produtivas em certas situações. Mas não está claro
que essa sensação reflita a realidade. Um estudo de 300 trabalhadores realizado
na University of Melbourne mostra que, embora gente que usa a internet no
trabalho para coisas pessoais acredite que o uso derruba sua produtividade, na
verdade aumenta a produtividade em 9%. Isso não vale para “viciados” em
internet que usam mídias sociais em excesso. Já para aqueles cuja mente simplesmente
vagueia entre trabalho e diversão, uma pausa para navegar na internet pode ser
o revigorante cognitivo que melhora seu desempenho quando voltam à tarefa em
mãos. Em inglês já existe até nome para isso: WILB, ou “workplace internet
leisure browsing”. Quem sabe os chefes não vão adotar a prática como uma
distração positiva que alivia a tensão e aumenta a criatividade?
Outra estratégia para aumentar a produtividade é dividir
deliberadamente a atenção e potencializá-la, como fez o pessoal da IBM na
teleconferência. Charles Hamilton, um líder de estratégia de e-learning na IBM,
explica que a participação de gerentes em reuniões virtuais é mais intensa
devido às mensagens de texto simultâneas, que eles chamam de “back chatting” e
que hoje são de praxe; aliás, quando o recurso não está ligado, o pessoal
começa a temer que alguém não esteja sendo ouvido.
Ao incentivar essas
conversas paralelas, os gerentes põem para trabalhar a mente errante. Além
disso, promovem uma participação mais igualitária em reuniões em grupo — uma
pessoa pode responder sem interromper — e garantem que a conversa inteira flua
de modo interativo e produtivo. A atenção é “distribuída” de forma mais
uniforme e fluida, em vez de ser dominada por um ou dois participantes loquazes
que deixam todos os demais desmotivados e distraídos.
No plano individual, um bom exemplo é o do desenvolvedor de
software Aza Raskin, ex-Mozilla e hoje presidente da start-up Massive Health.
Raskin sabe que não pode passar a jornada inteira, todos os dias, focado apenas
nas tarefas mais importantes. Mas coloca limites a essa atenção dividida. Como?
Usando dois computadores em sua mesa e outro um pouquinho mais longe. O
trabalho que precisa fazer se encontra no primeiro aparelho, o de mais
destaque, que não está conectado à internet. Ao lado há outro computador com
acesso a e-mail e internet. O terceiro, a uma curta distância dali, está ligado
ao Twitter e ao blog do executivo, com um lembrete intermitente do trabalho “de
verdade” que o espera em sua mesa. Sua estratégia é tornar a procrastinação
difícil, mas não impossível, pois o foco total e absoluto está fora de seu
alcance — e nem é necessariamente desejável no ambiente de trabalho de hoje. Os
três computadores de Raskin o ajudam a programar interrupção e divagação em seu
dia.
Nem todo mundo tem o mesmo estilo ou as mesmas exigências de
atenção, de modo que um bom gestor do século 21 precisa descobrir como deixar o
trabalho multimídia ajudar o pessoal. Olhar a esmo pela janela é tão importante
para a criatividade quanto entrar no Facebook para ver as últimas fotos do
sobrinho e em seguida voltar a trabalhar com um estado de espírito melhor, mais
leve, mais produtivo. Estudos mostram que o acaso, a interrupção, a distração e
a diferença aumentam nossa motivação a aprender e resolver problemas, tanto
individual como coletivamente. O segredo é aceitar e até criar interrupções
positivas.
No futuro, a atenção parcial contínua talvez não seja vista
como problema, mas sim como uma habilidade nova, crucial. E talvez nem chamemos
isso de multitasking — mas sim de multi-inspiração.
Cathy Davidson é titular da cátedra John Hope Franklin
Humanities Institute Professor of Interdisciplinary Studies na Duke University,
nos EUA. Seu último livro é Now You See It: How the Brain Science of Attention
Will Transform the Way We Live, Work, and Learn (Viking, 2011).
Fonte:
www.hbrbr.com.br
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