Passo 2 – Análise ambiental
Transposta a fase anterior, é hora de estudar o meio no qual
sua companhia está inserida. É como ingressar em uma grande selva na qual o
medo e ansiedade são amenizados quando se conhece a fauna, a flora, as riquezas
e os infortúnios da mata adentro.
Comece pelo sistema político. Após eleições, por exemplo,
quando novos governantes assumem seus postos, é comum alguns modificarem
drasticamente a gestão do município, Estado ou país. Se você acredita que isso
não pode influenciar seu negócio, lembre-se do que aconteceu em São Paulo com a
implantação da lei “Cidade Limpa”, que praticamente baniu a mídia exterior,
comprometendo empresas do setor e comprometendo os planos de comunicação de
diversas companhias, mas também gerando oportunidades para mídias alternativas.
Ainda com relação à política, até mesmo a política externa
tem impacto sobre seu negócio, especialmente se você importa matéria-prima e/ou
componentes ou exporta seus produtos/serviços.
O sistema econômico é o próximo a ser analisado. Muita
atenção para os indicadores econômicos e os movimentos financeiros que ocorrem
não apenas no Brasil, mas neste louco mundo globalizado. Cuidado especial com
suas finanças, principalmente se não dispõe de capital próprio e demanda
recursos de terceiros para tocar seu empreendimento. Olho graúdo nas taxas de
juros praticadas no mercado. Negocie, barganhe sempre e o máximo que puder.
Seja criterioso na concessão de crédito: a pior venda não é aquela que deixamos
de fazer, mas a que deixamos de receber.
O próximo aspecto é o sistema social. Monitore as pesquisas
divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre outros. O intuito é
acompanhar os movimentos da sociedade a fim de identificar riscos e
oportunidades. Os dados obtidos nestas pesquisas permitem-nos observar a maior
participação da mulher no mercado de trabalho, a queda da fecundidade, o
envelhecimento da população, o maior poder de compra das classes C e D, entre
tantos outros fatores que afetam diretamente as perspectivas das organizações,
alterando mix de produtos, comunicação, estratégias de preço etc.
O sistema cultural também merece ser analisado, sobretudo em
uma nação com grande extensão territorial e altamente miscigenada como a nossa,
na qual hábitos e costumes variam em latitude e longitude, indicando abordagens
diferenciadas para o sucesso de uma iniciativa empresarial.
Por fim, o sistema tecnológico, em constante mutação,
levando produtos à obsolescência e serviços ao desuso com velocidade sem igual.
Mas a análise ambiental não se restringe aos sistemas
relacionados anteriormente. Na trilha do sucesso, há que estudar, ainda, o
perfil do consumidor e os passos da concorrência.
Todos estes aspectos representam o ambiente externo,
observado da janela para fora dos muros da empresa. Eles nos apontam os riscos
e as ameaças à sua perenidade e sustentabilidade. Mas também trazem consigo
ótimas oportunidades para aqueles que querem ver…
Há uma última análise, mais intimista, realizada no interior
da empresa. Ela pretende identificar os pontos fortes, as vantagens
comparativas com relação à concorrência, os diferenciais que fidelizam clientes
e reforçam a imagem institucional. Mas também deve apontar os pontos fracos, as
deficiências e os gargalos que atuam como entraves ao desenvolvimento.
Ao estudar este ambiente interno, a verdade deve prevalecer.
Forças devem ser valorizadas e aproveitadas para elevar a competitividade.
Fraquezas devem ser encaradas com atenção, e não jogadas para sob o tapete.
Deve-se agir para minorar os impactos negativos decorrentes destas
fragilidades.
Fonte: www.inteligemcia.com.br
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