Por: Tom Coelho,
O início de um novo ano é uma oportunidade ímpar para
reflexão. É quando fazemos as famosas “resoluções de Ano-Novo”. No âmbito
pessoal, uns se comprometem a iniciar uma dieta e retomar a prática esportiva;
outros resolvem estudar um idioma e viajar para o exterior; e alguns determinam
alcançar uma guinada profissional postulada – e postergada – há tempos.
No mundo corporativo não é diferente. Cada ano que principia
vem regado com planos variados, sejam eles estratégicos, táticos ou
operacionais. E não poderia ser diferente, pois o objetivo de um plano é
orientar as ações e mitigar os riscos.
O propósito deste artigo é apresentar pontos básicos que
devem ser observados na elaboração de um planejamento essencial para o êxito de
sua organização: o plano de marketing.
Passo 1 – Missão, valores e visão
Se a sua empresa ainda não apresenta estes aspectos bem
delineados, é hora de defini-los. Se já os tem, considere revisá-los, a fim de
atestar que estejam sendo respeitados.
A missão é a razão de ser da companhia. É o que motiva sua
existência e lhe garante perenidade. Espera-se que uma declaração de missão
compreenda a satisfação de necessidades dos consumidores mediante uma atividade
que proporcione lucro – o combustível para a perpetuação do negócio.
Já os valores são os princípios que balizam o comportamento
de toda a corporação para o cumprimento da missão, norteando as decisões que
são diariamente tomadas em todos os níveis hierárquicos. Aos valores não lhes
basta estarem escritos – precisam ser praticados. Cada organização determina
seu conjunto de valores. Nas micro e pequenas empresas, espelham os valores de
seu fundador ou sócio majoritário. Nas empresas de médio e grande porte, devem
refletir o perfil esperado de seus colaboradores. É recomendável e desejável
que a ética esteja presente entre os valores selecionados.
Por fim, a visão representa uma imagem do futuro que a
companhia almeja. É um sinalizador da trajetória a ser percorrida injetando
entusiasmo na equipe e admiração no mercado. A visão deve ser não apenas
positiva, mas também grandiosa. Afinal, nada pior que nutrir um sonho pequeno e
ele se realizar…
Neste processo, busque sempre compartilhar abertamente
missão, valores e visão com todos os envolvidos. Faça com que estes conceitos
sejam difundidos tornando-os parte indissociável da imagem da organização.
Seja congruente: não escreva uma missão na qual não
acredite, valores que não exerça e visão que não deseje. Papel aceita tudo, mas
não há mentiras dignas – todas são execráveis. Como disse Gandhi: “Seja a
mudança que você quer ver no mundo”.
Fonte: www.inteligemcia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário