Hoje, eu e minha equipe dedicamos algumas horas para definir nossas metas para 2012.
Eu imagino o que você deve estar pensando: "Como assim?! Já estamos quase no segundo trimestre e ainda não foram fechadas as metas para 2012?"... é... é isso mesmo.
Foi um grande trabalho feito pelo time. Definimos nossas metas em conjunto, alinhando os interesses pessoais e expectativas de carreira com as entregas esperadas pelo nosso negócio.
Aplicamos a metodologia SMART para definir nossas metas e achei um tema muito interessante para compartilhar com vocês. Espero que aproveitem e apliquem com suas equipes:
Criar metas S.M.A.R.T., é uma forma de se alcançar os
resultados esperados de uma forma estrturada e lógica. Vejamos abaixo, uma
explicação de cada etapa deste poderoso processo de criação de metas:
S = (SPECIFIC) ESPECÍFICOS – UM OBJETIVO ESPECÍFICO TEM UMA
CHANCE MUITO MAIOR DE SER REALIZADO DO QUE UMA META GERAL.
Para definir uma meta específica deve-se responder seis
perguntas:
- Quem: Quem está envolvido?
- Qual: O que eu gostaria de realizar?
- Onde: Identificar uma localização.
- Quando: Estabelecer um calendário.
- Quais: Identificar necessidades e limitações.
- Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.
M = (MEASURABLE) MENSURÁVEIS – ESTABELECER CRITÉRIOS
CONCRETOS PARA MEDIR O PROGRESSO EM DIREÇÃO À REALIZAÇÃO DE CADA META QUE VOCÊ
DEFINIU.
Quando você mede o seu progresso, você fica no caminho
certo. Alcançar a sua meta nas datas é experimentar a alegria da conquista que
direciona você a dar continuidade ao esforço necessário para atingir sua meta.
Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça perguntas como:
- Em quanto tempo quero atingir esta meta?
- Quando quero cumprir esta meta?
- Como vou saber quando estará cumprida?
A = (ATTAINABLE) ATINGÍVEL – QUANDO IDENTIFICAR OBJETIVOS
QUE SEJAM MAIS IMPORTANTES PARA VOCÊ, VOCÊ COMEÇA A DESCOBRIR MANEIRAS DE
TORNÁ-LOS REALIDADE.
Você desenvolve as atitudes, capacidades, habilidades e
capacidade financeira para os alcançar. Começará a ver que anteriormente estava
negligenciado oportunidades para se aproximar da concretização de suas metas.
Você pode atingir mais rápido qualquer objetivo que tenha
estipulado, quando planeja seus passos com sabedoria e estabelece um calendário
que permite a você executar essas etapas. Metas que pareciam longe e fora do
alcance, eventualmente se aproximam e se tornam viáveis, não porque os seus
objetivos encolheram, mas porque você cresceu e expandiu para
corresponder-lhes. Quando lista suas metas, você constrói sua auto-imagem. Você
se vê como merecedor de tais objetivos, e desenvolve as características e
personalidades que permitem que você os realize.
R = (REALISTIC) REALISTAS – PARA SER REALISTA, UMA META DEVE
REPRESENTAR UM OBJETIVO PARA O QUAL AMBOS ESTÃO DISPOSTOS E APTOS A TRABALHAR.
Uma meta pode ser alta e realista. Você é o único que pode
decidir quão alto deve ser o seu objetivo. Mas não se esqueça que cada meta
representa um progresso substancial. Uma grande meta é freqüentemente mais
fácil de alcançar do que uma baixa, porque uma meta baixa exerce força
motivacional baixa, ao contrário da alta. Alguns dos trabalhos mais difíceis
algumas vezes parecem realmente fáceis, simplesmente porque eram um trabalho de
amor.
Seu objetivo é provavelmente realista, se você realmente
acredita que ele possa ser realizado. Outras maneiras de saber se o seu
objetivo é realista é de determinar se você tem algo de semelhante realizado no
passado ou perguntar que condições deveriam existir, para realizá-lo.
T = (TIME-BOUND) TANGÍVEL – A META DEVE SER FUNDAMENTADA
DENTRO DE UM PERÍODO DE TEMPO. SEM QUALQUER TEMPO VINCULADO A ELA NÃO HÁ
NENHUMA SENSAÇÃO DE URGÊNCIA.
Se você quiser emagrecer 10 quilos, quando você quer estar
nesse peso? “Um dia” não vai funcionar. Mas se você inseri-la dentro de um
prazo, digamos, “primeiro de maio“, depois que você programar o seu
inconsciente ele entra em movimento para começar a trabalhar sobre a meta.
A meta é tangível quando você pode experimentá-la com um dos
sentidos, ou seja, sabor, tato, olfato, visão ou audição. Quando o objetivo é
tangível, você tem uma chance melhor de fazer isso e, portanto, será
específico, mensurável e atingível.
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