domingo, 27 de março de 2011

10 Dicas para tornar suas reuniões mais produtivas!

Verifique se os participantes são as pessoas certas e se estão devidamente preparados. Reunião produtiva é iniciada com convocação eficaz!
As reuniões são um meio de compartilhar informações e tomar decisões, porém, o tempo gasto com reuniões improdutivas é um dos maiores inimigos das organizações que desejam ter mais produtividade no dia-a-dia.
Conduzir reuniões eficientes no ambiente de trabalho é um desafio constante e necessário e como participante da reunião, você deve procurar ter a mesma atitude de quando está convocando, fazendo isso de maneira diplomática e sem entrar em atrito com seus colegas, ajudando os outros a não desviarem da pauta.
Seja objetivo e criativo. Uma reunião bem executada, é uma ferramenta importante na colaboração, trabalho em equipe e na gestão do seu projeto.

10 dicas para tornar suas reuniões mais eficientes
1. Tenha uma agenda pré-definida.
O foco é uma das características mais importantes de uma reunião eficiente.

2. Preparação Prévia dos Participantes.
Ao distribuir a agenda da reunião, informe também à preparação que os participantes devem ter. Ler relatórios e dados preliminares, levar documentos para a reunião e especificar o tempo que durará aumentarão a produtividade.

3. Escolha alguém para registrar a minuta.
A minuta não dever ser escrita pelo líder ou facilitador da reunião.

4. Não permita que assuntos sejam misturados.
A agenda pode ser modificada quando extremamente necessário, mas isso deve ser evitado ao máximo. O que não pode acontecer é a mistura de assuntos. Não deixe que os participantes dispersem em discussões que não estão relacionadas ao tema em pauta.

5. Mantenha as reuniões dentro do horário de trabalho.
Muitas reuniões serão urgentes e imprevisíveis, inclusive fora do horário de trabalho. No entanto, as reuniões que possam ser agendadas e preparadas com antecedência devem se concentrar dentro do horário normal de trabalho. Mesmo que a equipe seja pró-ativa, enérgica e dedicada, sempre fica a sensação aguardar o fim da reunião para voltar para casa. Isto somente causaria que alguns participantes procurem a solução mais rápida, e não a melhor.

6. Trabalhe com dados, não com política.
A política deve ficar de lado durante as reuniões. Se decisões são tomadas com base no “achismo”, ou o chefe acaba ignorando as idéias dos funcionários e decide conforme suas próprias convicções, ou os participantes não terão motivação para procurar soluções melhores, e a reunião deixa de ter sentido. Trabalhe sempre com dados e evidências, e obtenha consenso de que os passos corretos estão sendo tomados.

7. Controle o tempo.
Depois de algum tempo dentro de uma sala de reunião, as pessoas começam a perder a concentração, e em alguns casos a paciência. Reuniões longas devem ter pausas programadas (e seguidas à risca). Se a agenda da reunião define um tempo para cada assunto, estes horários devem ser seguidos. Se estiver sendo gasto muito tempo com uma discussão interminável, proponha continuar esta discussão posteriormente e passar ao tema seguinte (isto permitirá que os participantes voltem ao tema com a cabeça mais fresca). Estas ações de controle do tempo ajudarão muito no foco e eficiência da reunião.

8. Escolha o ambiente correto.
O local e ambiente da reunião são fatores determinantes para seu sucesso. O local deve ser bem iluminado. Se precisar apagar a luz para uma apresentação, tente fazer isto no menor tempo possível, já que a escuridão causará um efeito de relaxamento no grupo. A temperatura deve ser de preferência, um pouco baixa. Não a ponto de que todos passem frio na sala, mas temperaturas mornas também geram um efeito de relaxamento. Escolha também o horário correto no qual as pessoas podem se concentrar melhor nos temas discutidos. Evite reuniões em locais abertos, já que o movimento pode distrair os participantes.

9. Aproveite os recursos visuais disponíveis.
Reuniões com slides só com textos são cansativas. Procure apresentar as informações com gráficos e imagens. Evite o uso de relatórios, foque nas informações que realmente importam.

10. Encerre a reunião revisando o que foi discutido e o que foi definido.
Este é um jeito de reforçar o que foi definido e evitar problemas de entendimento. Procure sempre, além de registrar em atas, encerrar a reunião com um resumo do que foi comentado e discutido e as próximas ações.


Fonte: Site PMI São Paulo: www.pmisp.org.br

2 comentários:

  1. O ideal seria manter as reuniões dentro de uma faixa máxima de uma hora. Mais que isso as reuniões começam a ficar desinteressantes e cansativas, diminui a concentração e abre margens para conversas que nada contribuem para uma solução efetiva. Quanto a manter dentro do horário de trabalho, ainda podemos dizer que aquelas feitas fora do horário de trabalho diminuem a moral do grupo e mostra a incapacidade da empresa de lidar com um conjunto coordenado de ações organizadas e também demonstra de certa forma, uma certa falta de profissionalismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro, agradeço pela sua participação e contribuição.
      Concordo plenamente com os seus argumentos. Convivemos com inúmeras reuniões improdutivas, mal organizadas, dispersas, com participantes desnecessários e que pouco (ou nada) agregam aos objetivos do negócio.
      Minha opinião é que cada um de nós pode fazer a sua parte para mudar isso. Primeiro, organizando reuniões que realmente são necessárias e apenas as necessárias; aceitar o convite apenas para as reuniões onde nossa presença realmente irá agregar; respeitando o horário de início e fim e exigir o mesmo dos demais participantes.
      É difícil, mas é o que tento fazer.

      Excluir