domingo, 13 de março de 2011

Papéis do Gerente de Projetos - Planejador

O principal papel do gerente de projetos é o de planejador. Nunca é demais insistir no processo de planejamento como o mais importante da administração de projetos. Como planejador, a principal tarefa do gerente é assegurar a preparação do projeto, com garantia de qualidade técnica, recursos aprovados e consenso de todos os stakeholders relevantes. Ao começar o projeto, o gerente deve ter uma idéia bem clara de como vai terminá-lo e o que acontecerá no caminho. As responsabilidades nesse papel são as seguintes:
  • Esclarecer precisamente as necessidades do cliente, os produtos do projeto, suas especificações de desempenho, e outros objetivos.
  • Traçar estratégias eficazes para a realização dos objetivos.
  • Fazer projeções e estimativas de fatos, eventos e recursos.
  • Analisar o contexto em que o projeto será iniciado e realizado.
  • Enxergar o projeto como sistema, desde sua concepção básica até, se for o caso, seu ciclo de vida como produto comercial.
  • Coordenar e participar da elaboração de propostas, cronogramas, orçamentos, estruturas analíticas e outras ferramentas de planejamento.
  • Assegurar o consentimento do cliente e que a equipe entenda suas exigências em relação ao projeto.
  • Garantir o planejamento e controle realista do projeto.

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