- Iniciar e fazer andar o projeto.
- Identificar prontamente todos os desvios do planejamento e garantir sua correção.
- Garantir o recebimento dos pagamentos de acordo com o contrato.
- Manter controle sobre todos os contatos feitos com o cliente e promover contatos da equipe com o cliente.
- Arbitrar e solucionar conflitos e diferenças entre as diferentes unidades organizacionais envolvidas no projeto.
- Promover a qualidade da comunicação em todas as interfaces do projeto.
- Acompanhar operações de campo, envolvendo instalação de equipamentos, construções e experimentos, se for o caso.
- Manejar a política organizacional para obter o apoio necessário ao projeto.
- Carregar a bandeira do projeto e manter a equipe orientada para o resultado desejado, personificado o projeto e liderando a equipe.
- Redigir, negociar e defender propostas.
- Solicitar fundos e apoios para projetos.
- Redigir e apresentar relatórios.
- Controlar despesas e receitas.
- Preparar prestação de contas.
- Negociar participações de pessoas, complementações e remanejamentos de recursos e adiamentos de prazos.
- Concluir o que começou.
Blog destinado a divulgar e valorizar o gerenciamento de projetos como área de conhecimento e diferencial de mercado para qualquer tipo de empresa, tamanho e segmento.
domingo, 13 de março de 2011
Papéis do Gerente de Projetos - Implementador
Como implementador, o gerente "faz o projeto acontecer". Predominam nesse papel as funções e tarefas de executar e corrigir os planos, cuidar do suprimento de recursos, fornecer informações, avaliar o desempenho e cobrar providências. Embora seja o papel mais exigido na execução, também é necessário desempenhá-lo nas fases de preparação e estruturação, quando o gerente deve "correr atrás das coisas" para assegurar a disponibilização dos recursos e do consenso necessários para a eficácia do empreendimento.
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