domingo, 13 de março de 2011

Papéis do Gerente de Projetos - Implementador

Como implementador, o gerente "faz o projeto acontecer". Predominam nesse papel as funções e tarefas de executar e corrigir os planos, cuidar do suprimento de recursos, fornecer informações, avaliar o desempenho e cobrar providências. Embora seja o papel mais exigido na execução, também é necessário desempenhá-lo nas fases de preparação e estruturação, quando o gerente deve "correr atrás das coisas" para assegurar a disponibilização dos recursos e do consenso necessários para a eficácia do empreendimento.
  • Iniciar e fazer andar o projeto.
  • Identificar prontamente todos os desvios do planejamento e garantir sua correção.
  • Garantir o recebimento dos pagamentos de acordo com o contrato.
  • Manter controle sobre todos os contatos feitos com o cliente e promover contatos da equipe com o cliente.
  • Arbitrar e solucionar conflitos e diferenças entre as diferentes unidades organizacionais envolvidas no projeto.
  • Promover a qualidade da comunicação em todas as interfaces do projeto.
  • Acompanhar operações de campo, envolvendo instalação de equipamentos, construções e experimentos, se for o caso.
  • Manejar a política organizacional para obter o apoio necessário ao projeto.
  • Carregar a bandeira do projeto e manter a equipe orientada para o resultado desejado, personificado o projeto e liderando a equipe.
  • Redigir, negociar e defender propostas.
  • Solicitar fundos e apoios para projetos.
  • Redigir e apresentar relatórios.
  • Controlar despesas e receitas.
  • Preparar prestação de contas.
  • Negociar participações de pessoas, complementações e remanejamentos de recursos e adiamentos de prazos.
  • Concluir o que começou.

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