domingo, 2 de janeiro de 2011

Teoria da expectativa

Segundo a Teoria da Expectativa, a perspectiva de um resultado positivo aciona a motivação. As pessoas apresentarão determinado comportamento se acharem que receberão uma boa recompensa por isso. Além disso, ela defende o fato de que a força da expectativa orienta o comportamento. Em outras palavras, a esperança ou a probabilidade da recompensa está associada ao comportamento. Por exemplo, se você pedir a seu filho de 2 anos de idade que guarde os brinquedos e disser a ele que você lhe dará um biscoito, é possível que ele os arrume. Essa é uma premiação razoável por uma ação razoável. Entretanto, se você prometer férias no nordeste para integrantes da equipe do seu projeto se anteciparem o término do projeto e eles souberem que não há como você liberar essa premiação, haverá pouca motivação para trabalhar em busca dessa recompensa.
Essa teoria também argumenta que as pessoas se tornam o que você espera delas. Se você elogiar abertamente os integrantes da equipe do projeto tratá-los como contribuintes inestimáveis é bem provável que você terá uma equipe de alto desempenho. Ao contrário, quando critica as pessoas em público ou permite que elas saibam que você não espera muito de seu desempenho, elas trabalharão em função dessa expectativa também.

Um comentário:

  1. Over the last few years there has been a noticeable change in the approach on how companies manage innovation and organizational change. There is no doubt that everything around us is changing at the rapid pace and the pace is only increasing. Literally ‘Tomorrow’ has become the new log-term.As more and more companies are adopting Scrum, there has been a paradigm shift in project management practice from traditional waterfall model to Agile. As the Agile philosophies suggest be adaptable and embrace this change. Reference: A Guide to the Scrum Body of Knowledge (SBOKTM Guide) by SCRUMstudy

    ResponderExcluir