sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Como manter sua empresa viva


Por Egnaldo Paulino,


Como reinventar a empresa em um mundo em rápida transformação? Como obter novas respostas para os problemas recorrentes? Como prepará-la, não só para enfrentar os problemas atuais, mas também para os novos desafios que nem conhecemos ainda?

O certo é que nada será como antes. Precisamos reinventar constantemente nossa empresa neste mundo em reconfiguração.

Talvez você esteja se perguntando, bacana, até entendo que haja necessidade de mudanças e a criação de inovação. Mas como eu faço? Há um exemplo a seguir?
Um bom exemplo a ser seguido é de Henry Ford, em seu livro, “Minha Vida e Minha Obra”, nos brinda com um processo de inovação para o lançamento do seu famoso automóvel, o modelo T, com essas palavras:

“Vou construir um carro a motor para o grande público. Vai ser grande o suficiente para a família, mas pequeno o suficiente para o indivíduo dirigi-lo e mantê-lo. Vai ser construído com os melhores materiais, pelos melhores homens que possam ser contratados, após os desenhos mais simples que a engenharia moderna pode conceber. Mas vai ser tão baixo no preço que nenhum homem com um bom salário não será capaz de possuir um e desfrutar com sua família a benção de horas de prazer nos grandes espaços abertos de Deus”.

Por meio desta história, nos mostra claramente que a inovação surge da necessidade de criar algo novo para se adaptar às mudanças contínuas do mundo na vida das pessoas. Por isso, que as inovações mais bem sucedidas, são aquelas que surgem por oportunidades ou necessidades de se fazer algo novo.

Ela também nos mostra que o líder é o responsável pela criação da cultura da inovação dentro da sua organização. É importante que essa cultura seja capaz de transformar um ambiente, onde se respire espontaneamente inovação, e desenvolva um DNA inovador em que cada colaborador.
Entretanto, para implementar o processo de inovação numa empresa é necessário possuir um método, que eu descrevo da seguinte forma:

- Comece a mudar seu paradigma de inovação. Deixe de lado o velho modelo de mental de pensar em inovação. Entenda que a mudança não é tecnológica, mas humana. Lembrando que o processo de inovação procura sempre melhorar a experiência humana, geralmente agregando valor ao consumidor.

- Promova a cultura da inovação. Ela é capaz de transformar um ambiente, desenvolvendo um DNA inovador em que cada colaborador seja capaz de respirar inovação espontaneamente, onde se tenha um verdadeiro exército de pessoas buscando soluções com o foco “do cliente”.

- O ótimo é inimigo do bom? Não há tempo para sermos ótimos em tudo, mas podemos melhorar a cada dia em busca da excelência. Precisamos adotar o conceito das empresas de tecnologia da informação e criarmos “upgrade” para nossas empresas.

- O que importa não é o negócio, mas o modelo de negócio. A concorrência deixou de ser entre empresas e passou a ser entre modelos de negócio. Desta forma, o conceito é qual a proposta de valor que a minha empresa entrega ao mercado, a sociedade, aos colaboradores e ao país.

- Procure resolver os problemas dos clientes. Apaixone-se pelo problema dos clientes. Em vez de se concentrar na solução, estabeleça um vínculo íntimo com as necessidades deles.

- Construa equipe de alta performance. Promova espaço para que as pessoas testem constantemente as novas idéias na empresa. O importante é fomentar a criatividade da equipe.

- Deixe os colaboradores testarem as ideias. Os integrantes de sua equipe se sentem mais motivados quando podem testar suas próprias ideias. Não tema reação das pessoas diante do fracasso. Os benefícios de fazer testes capazes de levar ao sucesso são muito maiores.

- Meça os resultados com os clientes. Assim, será possível saber se deverá continuar implementando a idéia, ou se devemos abandoná-la. Talvez, apenas algumas correções a tornará viável. Como se sabe, aprende-se nos fracassos.

Contudo, não basta apenas criar estratégia da cultura de inovação, mas não implementá-la. Ela pode ser a chave para manter a sua empresa viva.

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